Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021 @ 13:07

Anatel prevê que leilão do 5G deve ocorrer em novembro

Brasília - Implementação da tecnologia 5G no Brasil foi analisada pela Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado nesta quinta-feira

Publicidade

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado analisou ontem a implementação da tecnologia 5G no Brasil. O processo será a política pública analisada pela comissão neste ano. A decisão foi tomada na reunião do colegiado realizada nesta quinta-feira (16). Previsão da Anatel é de que o leilão do 5G ocorra em novembro.

Com o adiamento da decisão em torno do edital do 5G, a previsão do presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, é que o leilão seja realizado na primeira quinzena de novembro. Isso porque o conselheiro Moisés Queiroz Moreira pediu vista, o que adiou a votação para 30 de setembro.

O 5G deverá impulsionar todo consumo de serviços digitais, passando por aí o interesse do meio rádio, que já experimenta um crescimento de sua atuação on-line. As regras para o leilão foram avaliadas durante reunião extraordinária do Conselho Diretor da Anatel. Na reunião, foram discutidos ajustes no edital para a disponibilização do espectro de radiofrequências para a prestação dos serviços de telecomunicações pelas operadoras.

Segundo a Anatel, serão disponibilizadas as frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. O 5G é uma nova tecnologia que amplia a velocidade da conexão móvel e reduz a latência, permitindo novos serviços com conexão com segurança e estabilidade que abrem espaço para o uso de novos serviços em diversas áreas, como indústria, saúde e agricultura, e na produção e difusão de conteúdos.

A proposta de leilão tem valor previsto de R$ 44 bilhões e está estruturada com foco em investimentos e oferta da tecnologia a todos os municípios com mais de 600 pessoas, e não na arrecadação de recursos para o governo.

O 5G é fundamental para a chamada "economia 4.0", revolução tecnológica que poderá acelerar novos hábitos de consumo de mídia em todo o planeta. O rádio, que já experimenta um avanço de seu alcance digital através de várias iniciativas on-line, impulsionadas pela maior oferta de conexão por parte de ouvintes e também de dispositivos disponíveis (como smartphones e smart speakers), é um grande interessado nesse processo.

Como empresas, o rádio também pode experimentar benefícios operacionais através do avanço da conectividade e novas formas de ganhos, como o crescimento do mercado programático através do áudio digital e o fortalecimento de iniciativas como o rádio híbrido, que combina os pontos fortes da operação via dial (FM/AM) com streaming (e outros dados oferecidos pelas estações).

Veja também:
Anatel adia novamente o leilão do 5G. Cronograma pode ser empurrado para novembro
> Rádio e demais setores econômicos acompanham processo do edital do leilão do 5G

Tags: Rádio, 5G, internet, digital, leilão Brasil, rede, conexão, dados, streaming

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.