Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 20 de Setembro de 2021 @ 07:31

Panorama: Rádio Jornal, Clube FM e Jovem Pan FM avançam em audiência. Recife FM retoma vice-liderança geral

Recife - Evolução da audiência FM pernambucana muda a configuração do top 3 e aproxima concorrentes

Publicidade

A última atualização da medição realizada pela Kantar IBOPE Media acabou movimentando o mercado de rádio do Grande Recife. Com o universo de ouvintes praticamente estável na comparação com a pesquisa anterior, o ranking FM nos principais períodos da medição contou com algumas mudanças de posições no top 10 entre concorrentes de diferentes formatos. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais, trimestre junho a agosto de 2021):

Novo top 3 no Recife

A movimentação da audiência no Recife e região metropolitana impactou de forma positiva nos resultados das emissoras Recife FM 97.5 (popular/hits) e Rádio Jornal FM 90.3 (popular/jornalismo-esportes). A primeira, que praticamente não viu mudança em seu índice de audiência na comparação com a pesquisa anterior, foi beneficiada pela oscilação de uma concorrente e voltou a ocupar a vice-liderança geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Resumindo: a Recife FM 97.5 tem novamente o segundo maior volume de audiência em filtros gerais do rádio pernambucano, atrás apenas de uma FM não assinante da medição.

O maior avanço de audiência do rádio pernambucano foi observado no índice da Rádio Jornal. Com isso, a emissora retomou uma colocação no top 3 do Grande Recife. O crescimento da 90.3 FM também a posicionou um pouco mais próxima da Recife FM, mantendo assim acirrada a disputa pela vice-liderança geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Também é destaque o desempenho positivo da Clube FM 99.1 (popular/hits), emissora que apresentou uma boa evolução de audiência e, aos poucos, vai diminuindo a distância que a separa do top 3 nos principais períodos da pesquisa. A Clube FM completa o top 5, estando atrás de uma FM não assinante da pesquisa. Essas duas FMs também não estão distantes da Jornal em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Mais destaques

A Jovem Pan FM 95.9 (jovem/pop) vive um momento positivo no Grande Recife. A emissora, que já havia conquistado um novo patamar de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), voltou a evoluir na atual medição e aparece agora na sexta colocação geral de audiência. A estação é seguida pela Novabrasil FM 94.3 (líder no formato adulto-contemporâneo).

A Rádio Canaã FM 91.3 (religiosa/gospel) também evoluiu em audiência na comparação com a pesquisa anterior e segue na cola de uma FM não assinante da pesquisa, que aparece entre ela e a Novabrasil FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

E a CBN FM 105.7 (jornalismo/esportes) continua próxima do top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), aparecendo na sequência de outras duas FMs não assinantes.

Veja também:
> Panorama: Recife FM, Rádio Jornal e Novabrasil FM avançam em audiência no Recife

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 23 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência no Grande Recife.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Recife: clique aqui.
 

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Recife, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.