Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 04 de Outubro de 2021 @ 09:04

Após experiência, Rádio Nacional da Amazônia investe em transmissor DRM de alta potência

Brasília - Emissora investe em transmissor de 100kw. Equipamento irá operar no padrão digital DRM

Publicidade

A Rádio Nacional da Amazônia, estação gerida pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação), passará a contar em breve com um transmissor de 100kw para irradiar seu sinal nas Ondas Curtas de 25 metros, na frequência de 11.780 KHz. A novidade fica por conta das operações no padrão digital DRM, este que, além de proporcionar qualidade sonora superior ao FM, permite o envio de imagens ao receptor e economia no consumo de energia elétrica.

Após iniciar suas transmissões em caráter experimental e com um transmissor de apenas 1Kw, isso em novembro do ano passado, a Rádio Nacional da Amazônia agora dá um passo a mais em suas operações no sistema DRM (Digital Radio Mondiale). A BT Transmitters, de Porto Alegre, assinou contrato com a EBC para a produção de um transmissor de 100 kW no sistema digital DRM. O equipamento será utilizado na frequência de 11.780 kHz na faixa de 25 metros, que é um dos canais de ondas curtas utilizados pela Rádio Nacional da Amazônia desde 1977.

O investimento no novo equipamento é de R$ 3,5 milhões, resultante de um pregão eletrônico realizado em agosto de 2020, no qual estão previstas aquisições de outros equipamentos para as emissões das rádios públicas da EBC. Além de proporcionar qualidade sonora superior ao FM, a tecnologia DRM permite o envio de imagens ao receptor e economia de até 80% no consumo de energia elétrica para a transmissão.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio Nacional da Amazônia, Brasília, Distrito Federal, Transmissões, Ondas Curtas, Sistema DRM

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.