Quinta-Feira, 26 de Novembro de 2020 @ 09:04
Brasília - Transmissões tiveram início na última quarta-feira (25) na faixa de 25 metros, em Ondas Curtas. Padrão europeu garante qualidade sonora e possibilidade do envio de imagens aos receptores
Na última quarta-feira (25) a Rádio Nacional da Amazônia deu início as suas transmissões em caráter experimental e científico no sistema digital DRM (Digital Radio Mondiale). A emissora está operando na faixa de 25 metros. O DRM é o padrão de rádio digital terrestre europeu, tecnologia que tem se expandido em diferentes países da Europa e da Ásia.
As transmissões em caráter experimental da Rádio Nacional da Amazônia tiveram início na última quarta-feira (25) na frequência de 11.880 KHz, na faixa de 25 metros. O sinal está sendo gerado a partir de Brasília, com um transmissor de 2,5 kw, desenvolvido e produzido em Porto Alegre pela BT Transmitters, empresa que realizou os primeiros testes com um transmissor digital em Ondas Curtas.
Com iniciativa da Universidade de Brasília e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações com o apoio da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), a transmissão no sistema digital DRM permite uma melhor fidelidade sonora, além da possibilidade do envio de imagens aos receptores.
Com informações do portal Radiolab