Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 01 de Novembro de 2021 @ 07:30

CBN substitui a Light FM em Curitiba (PR). Primeira semana de novembro tem mudanças em São Paulo, Minas Gerais e Bahia

Curitiba - Nova afiliada da CBN na capital paranaense já está ativa. 90.1 FM passa a repetir programação da BandNews FM Curitiba

Publicidade

A primeira quinzena do mês de novembro deverá ser movimentada em diferentes mercados de rádio do país. A começar por Curitiba (PR), onde a audiência local acompanhou o início das atividades da CBN FM 95.1, saída da até então Light FM e também a repetição da BandNews FM 96.3 em 90.1 FM (canal que antes atuava como CBN). Hoje (1º) também houve mudança em Diamantina (MG) e as redes lideradas pelas rádios Nativa FM 95.3 e Jovem Pan FM 100.9 (ambas de São Paulo) devem inaugurar novas afiliadas. Outro destaque é a expansão da rede Itasat, da Rádio Itatiaia FM 95.7 AM 610 de Belo Horizonte. Acompanhe:

Já nas primeiras horas desta segunda-feira (1º) foi iniciada a operação da CBN FM 95.1 de Curitiba, estação que substituiu a Light FM (adulto-contemporâneo). Com a novidade, a rede jornalística do Sistema Globo de Rádio trocou de afiliado na capital paranaense, ou seja, a “CBN Curitiba” passa a ser de responsabilidade do grupo de comunicação comandado pelo empresário Amarildo Lopes. O radiodifusor também é responsável pelas emissoras CBN FM 100.9, Ayoba FM 97.7 (adulto-contemporâneo) e Mundo Livre FM 93.1 (adulto/rock-alternativa), estações voltadas ao mercado de Londrina.

A mudança de afiliados da CBN em Curitiba já era acompanhada pelo mercado e foi detalhada pelo tudoradio.com na semana passada, redação que esteve em contato com Amarildo. O fato também resultou no longo período de operação da CBN FM 90.1, estação controlada pelo grupo JMalucelli e que passa a operar em conjunto com a BandNews FM 96.3. Por enquanto a sintonia 90.1 FM continua transmitindo um conteúdo de jornalismo, algo constante no canal desde 1995 (data de início da operação da CBN na capital paranaense).

Outro fato relevante foi o encerramento da Light FM 95.1, projeto de formato adulto-contemporâneo que estava no ar desde março de 1999 (como Transamérica Light até 2019) e era operado pela Rede Transamérica (grupo que segue na capital paranaense através da Transamérica FM 100.3). A chegada da CBN à sintonia também interrompe uma longa trajetória do canal como uma rádio musical de perfil adulto, já que antes da operação da Transamérica Light à sintonia atuava como Exclusiva FM (de outro grupo de comunicação).


Assista acima a transição da Light FM para a CBN em 95.1 FM / crédito: tudoradio.com

+ Saiba mais sobre as mudanças no dial FM de Curitiba e as trajetórias das rádios envolvidas clicando aqui 


Ouça acima a transição da CBN para a BandNews FM em 90.1 FM / crédito: canal Murilo Augusto TV

Mais uma Nativa FM em São Paulo

Outra novidade importante para este início de novembro é a chegada da Nativa FM 105.3 de Jaboticabal, cidade do interior paulista. A estreia da nova afiliada da rede popular controlada pela Nativa FM 95.3 de São Paulo está prevista para esta quarta-feira (3), às 18h00. A estação já estava atuando em formato de expectativa para a chegada da Nativa FM desde a semana passada e a novidade promove o retorno da marca à região de Ribeirão Preto.

Com Jaboticabal, a Nativa FM vai adicionar mais de 700 mil pessoas à sua cobertura no interior paulista, reforçando a presença da rede nessa importante região de São Paulo. A Nativa FM em 105.3 FM encontrará as áreas de cobertura das afiliadas Nativa FM 89.7 de Catanduva, Nativa FM 91.9 de Araraquara e a recém-inaugurada Nativa FM 90.1 de Barretos / Guaíra. Em breve, a futura Nativa FM 88.9 de São Carlos deve reforçar essa presença da rede no estado.

O Grupo Bandeirantes de Comunicação, responsável pela Rede Nativa FM, já está presente nesta área do estado através da Band FM 88.7 de Sertãozinho e também pela parceria de programação jornalística existente na Clube 1 FM 96.7 de Ribeirão Preto, que conta com conteúdos das redes BandNews FM e Rádio Bandeirantes. Também há a expectativa de migração AM-FM da atual Rádio Bandeirantes AM 1270 (em 84.9 FM).


Logotipo da Nativa FM de Jaboticabal (SP)

Quarta FM da Jovem Pan FM na Bahia

Outra possível novidade para esta primeira semana de novembro é a estreia da quarta afiliada baiana da rede controlada pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo. A marca de formato jovem/pop tem a inauguração da Jovem Pan FM 90.3 de Eunápolis prevista para esta quarta-feira (3), estação que é operada pelo Grupo Lomes de Comunicação. Há uma série de investimentos locais para a promoção da nova afiliada da Jovem Pan FM no sul baiano, estação que também deve alcançar o mercado de Porto Seguro.

O Grupo Lomes de Comunicação já é afiliado da Rede Jovem Pan FM nos mercados de Feira de Santana (através da Jovem Pan FM 100.9) e também em Aracaju (Jovem Pan FM 88.7). 

Novidades em Minas Gerais com a Itasat

Hoje (1º) também acontece a reestreia oficial da rádio local Mundo Mix FM 97.5 de Diamantina, região do Vale do Jequitinhonha. O projeto é de formato popular/hits e já atuou no interior de Minas Gerais. Além da mudança no dial FM, a novidade é mais um passo na reestruturação da Itasat, rede controlada pela Rádio Itatiaia de Belo Horizonte. A Mundo Mix FM tem conteúdos da rede jornalística/esportiva em sua grade de programação.

Um processo semelhante ao de Diamantina irá acontecer na próxima segunda-feira (8) em outra parte do Vale do Jequitinhonha. Conforme noticiado anteriormente pelo tudoradio.com, será inaugurada a Joia do Vale FM 97.3 de Turmalina, projeto de rádio local no formato popular/hits que integrará a rede Itasat. 

Os conteúdos da Itasat, rede da Rádio Itatiaia, passaram por uma forte expansão entre o final de outubro e também com inícios de trabalhos para este mês de novembro. Conforme antecipado pelo tudoradio.com, além das duas FMs já citadas nesta matéria, a Itasat passará a contar com as emissoras Cidade FM 94.5 de Araxá, Rádio Clube FM 107.9 de Campo Belo, Rádio Alternativa FM 91.1 de João Monlevade, Rádio Itajubá FM 107.7 de Itajubá, Rádio 93,3 FM 93.3 de Barbacena e Rádio Planalto AM 1110 de Araguari.

Mais mudanças no dial

O Mapa da Atualização do tudoradio.com seguirá acompanhando em tempo real todas as alterações nos dials de diferentes regiões do país. Acompanhe: tudoradio.com/mapa

Veja também a lista atual de FMs e AMs captadas no Brasil e ouça as rádios on-line. Acesse: tudoradio.com/dials


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: CBN, BandNews FM, Nativa FM, Rádio Itatiaia, Jovem Pan FM, redes, mudanças, dial, FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.