Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 08 de Dezembro de 2021 @ 13:05

Berço das primeiras transmissões de rádio e sede de várias emissoras, Avenida Paulista completa 130 anos

São Paulo – Principal avenida da capital paulista foi inaugurada no dia 8 de dezembro de 1891

Publicidade

Uma das principais atrações de São Paulo, a Avenida Paulista completa 130 anos de existência nesta quarta-feira (8). Berço da primeira transmissão de rádio em São Paulo e sede de diversas emissoras, a avenida, que hoje tem 2,8 km de extensão, foi inaugurada em 1891, por iniciativa do engenheiro Joaquim Eugênio de Lima, e está localizada no limite entre as zonas Centro-Sul, Central e Oeste, uma das regiões mais elevadas da cidade, chamada Espigão da Paulista.

Inaugurada em 8 de dezembro de 1891 a região também foi palco de uma das primeiras transmissões que originaram o rádio como conhecemos hoje. É de conhecimento nacional que o rádio poderia ter nascido no Brasil a partir de São Paulo, mais precisamente em 1894, nas mãos de Roberto Landell de Moura.

Segundo historiadores, Landell de Moura construiu o primeiro transmissor sem fio para a transmissão de mensagens, em 1892, alguns anos antes de Marconi começar seus primeiros testes na Itália. Ele realizou a primeira transmissão pública por meio de ondas hertzianas, entre o alto da Avenida Paulista e o alto de Sant’Anna, cobrindo uma distância de oito quilômetros. A patente brasileira do aparelho do padre Landell recebeu o número 3279, e foi obtida em 1900.

Hoje a Avenida Paulista é casa de várias estações de rádio, donas das melhores estruturas técnicas do país. Essas instalações estão à vista da população, participando também do cartão-postal do local. A Avenida Paulista passou a abrigar as emissoras de rádio que estavam instaladas na região da Sé (centro histórico de São Paulo), principalmente após a criação das estações de rádio em FM.

A altitude da Avenida Paulista foi um dos fatores determinantes para a instalação das emissoras FMs na região, sendo superior a 830 metros de altitude em vários pontos (maior que a média da capital paulista, que está a cerca de 760 metros). O fato de o logradouro ser um importante centro financeiro do país também é um atrativo para a instalação dessas rádios.

Tags: Rádio, Avenida Paulista, emissoras, transmissores, programação, aniversário, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.