Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 17 de Janeiro de 2022 @ 07:31

Panorama: Rádio Itatiaia, Alvorada FM e Jovem Pan FM ampliam suas marcas de audiência em Belo Horizonte

Belo Horizonte - BHFM se destaca ao sustentar a vice-liderança geral, em concorrência acirrada com a Liberdade FM. Antena 1 também amplia seu índice de audiência

Publicidade

O mercado de rádio de Belo Horizonte acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, esta que é medida regularmente pela Kantar IBOPE Media. Na primeira medição conhecida pelo mercado em 2022, mas relativa ao último trimestre de 2021, não foram observadas mudanças de colocação no top 10 nos principais períodos da pesquisa. No geral, o FM viu uma leve oscilação negativa em sua média de audiência, mas se mantém em patamar histórico elevado. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais):

Avanços e disputas no top 5

A pesquisa atual foi positiva para a Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes), emissora que repetiu na atual medição a movimentação de alta observada em sua média de audiência na atualização anterior. Com isso a Itatiaia segue isolada na liderança geral nos principais períodos da pesquisa, inclusive com o maior alcance do rádio mineiro (acima de 1.8 milhão de ouvintes diferentes em 30 dias). No volume de audiência, o índice atual da 95.7 FM a posiciona entre os maiores valores do rádio brasileiro.

As emissoras BH FM 102.1 (popular/hits) e Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo) seguem definindo nos detalhes o complemento do top 3 nos principais períodos da pesquisa de audiência. A BHFM segue levando vantagem, emissora que também é dona do segundo maior alcance do rádio na Grande Belo Horizonte (neste quesito a FM conta com boa vantagem para as demais FMs medidas, estando aqui mais próxima da Itatiaia).

Belo Horizonte também viu avanços nas médias das rádios Alvorada FM 94.9 (adulto-contemporâneo) e Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop), rádios que completam o top 5 nos principais períodos da pesquisa e são líderes isoladas em seus respectivos formatos de programação. Destaque novamente para o fato da Jovem Pan FM conseguir manter um patamar mais elevado de audiência em relação aos números de anos anteriores.

Vale sempre destacar que as cinco primeiras rádios em audiência na Grande Belo Horizonte são estações cujo alcance superam mais de 1 milhão de pessoas (30 e 90 dias) em cada canal.

Mais destaques

É impressionante a estabilidade nos números da 98 FM 98.3 (jovem/rock-talk) na medição de audiência na Grande Belo Horizonte. A estação segue posicionada em sétimo geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sem apresentar variações significativas conforme a pesquisa é atualizada. A 98 FM também se destaca por ter o sexto maior alcance do rádio da Grande Belo Horizonte e também por estar mais próxima da sexta colocada geral de audiência, que é uma FM não assinante da pesquisa.

A Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) também foi um dos destaques da atual medição: no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a FM sustentou a oitava colocação geral de audiência, esta retomada na pesquisa anterior. E também ampliou a sua média de ouvintes por minuto na comparação com a atualização passada. 

No complemento do top 10, a Extra FM 103.9 (popular/hits) aparece próxima da Antena 1 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E a CDL FM 102.9 (adulto/alternativa) sustentou a sua condição no top 10 nos principais períodos da pesquisa.

A Inconfidência FM 100.9 (adulto/pública) é a emissora que abre a sequência logo após o top 10 em filtros gerais como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Veja também:
> Panorama: BHFM e Liberdade FM definem vice-liderança nos detalhes. Rádio Itatiaia segue líder em Belo Horizonte

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.


Vista panorâmica de Belo Horizonte, com detalhe para a Serra do Curral ao fundo / crédito depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Belo Horizonte, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.