Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 17 de Janeiro de 2022 @ 11:06

Instantâneo e mexe com a imaginação: Rádio é exaltado no Palco do Conhecimento da Rio Innovation Week

Rio de Janeiro – Profissionais de comunicação participaram da mesa de discussão “30 anos da CBN: das ondas ao podcast, o futuro do áudio”. Washington Olivetto destaca as características que mantém o rádio "imbatível"

Publicidade

O meio rádio foi exaltado por grandes profissionais da área de comunicação e publicidade no Palco do Conhecimento, na Rio Innovation Week, evento que foi realizado no último final de semana, no Rio de Janeiro. Nomes como o do publicitário Washington Olivetto; Márcia Menezes, head de Jornalismo Digital da Globo; e de Marcelo Kischinhevsky, professor e pesquisador de Rádio da UFRJ, destacaram o papel do rádio nos tempos atuais.

Os depoimentos ocorreram durante a mesa de discussão “30 anos da CBN: das ondas ao podcast, o futuro do áudio”, que ocorreu no sábado (15). Participaram do debate Marcelo Kischinhevsky - Professor e pesquisador de Rádio da UFRJ; Márcia Menezes, Head de Jornalismo Digital da Globo; Washington Olivetto, publicitário, fundador da W/GGK, da W/Brasil e da WMcCann, e Gustavo Mansur, Country Manager da Kuack Media. A mediação foi de Thiago Barbosa - Gerente de Produtos Digitais da CBN.

Para Washington Olivetto, tanto o rádio quanto o podcast, que se popularizou nos últimos anos - possuem capacidade singular de lidar com a instantaneidade e a imaginação do público se comparado aos demais meios de comunicação. “O rádio continua vanguarda por ter duas características imbatíveis: a instantaneidade e a capacidade de mexer com a imaginação das pessoas. Esse tipo de imaginação o rádio sempre vai ter e o podcast também. E isso bem produzido tem tudo para ser cada vez mais sucesso, seja para os anunciantes que apostaram nisso, seja para as agências que precisam de prestígio para trabalho criativo”, comentou Olivetto.

Para Márcia Menezes, o formato do áudio traz “uma temperatura do que está acontecendo” e mistura, no jornalismo, a informação com a “emoção e a verdade”. “A voz traz o componente do humano, da verdade. Fizemos uma pesquisa em 2020 no Brasil que mostra que os novos formatos de áudio entram muito nas áreas urbanas, especialmente Sudeste e capitais do Nordeste. Ele captura - seja jornalismo ou entretenimento - várias gerações, especialmente entre os jovens a partir de 15 e 16 fala muito com a população brasileira, com a classe C”, ressaltou.

Já na avaliação de Marcelo Kischinhevsky, o rádio se adaptou melhor ao ecossistema digital do que a televisão aberta no país. Ele avalia que o rádio está cada vez mais inserido na lógica multiplataforma ao passo em que está presente no smartphone, nas mídias sociais, na TV por assinatura e até nos smart speakers (assistentes de voz). “Uma das próximas tendências para os próximos anos, diz, será o formato de “rádio híbrido”, disse o professor.

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países 
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

 

Com informações do O Globo

Tags: Rádio, 30 anos da CBN, Rio Innovation Week, Palco do Conhecimento, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.