Sábado, 29 de Janeiro de 2022 @ 12:07
Rio de Janeiro – Projeto de distribuição de sua programação em formato multiplataforma será intensificado em 2022
A Rádio MEC FM 99.3 AM 800 do Rio de Janeiro e Rádio MEC FM 87.1 AM 800 de Brasília está lançando um projeto de distribuição multiplataforma de sua programação de 2022. A emissora controlada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) vai veicular maratonas com repertório de compositores ilustres em homenagens mensais. A iniciativa inclui o lançamento de uma playlist segmentada do artista no Spotify da rádio.
A novidade entra na grade na segunda-feira (31). A primeira edição destaca a obra do austríaco Franz Schubert. O especial recorda os 225 anos de nascimento do compositor. Os interessados podem acompanhar composições selecionadas pela equipe da MEC no perfil da emissora na plataforma de áudio.
"A ideia destas maratonas é dar ao ouvinte uma experiência de imersão na obra de um compositor específico, numa escuta diferenciada de se ouvir obras isoladas", explica Thiago Regotto, gerente da Rádio MEC, emissora pública que integra a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Regotto antecipa que para setembro a Rádio MEC prepara uma série temática para celebrar o centenário do Rádio no Brasil. "O projeto busca valorizar o vasto e rico acervo da emissora, resgatar datas históricas e difundir o trabalho de grandes compositores", completa.
Entre os músicos selecionados para as maratonas mensais estão personalidades da música nacional e nomes consagrados no cenário mundial. Destaque para a célebre intérprete carioca Bidu Sayão, lembrada em maio, mês que marca os seus 120 anos de nascimento, e o compositor francês Claude Debussy, lembrado em agosto, quando se exaltam os 160 anos de seu nascimento.
Com 10h de duração, a maratona começa às 8h com o programa Manhã MEC que traz um panorama das mais variadas formas de composição de Schubert: sonatas, sinfonias, canções e quartetos de cordas. Ao meio-dia, o Concerto MEC apresenta os mais novos lançamentos com gravações de obras do compositor. A programação especial segue à tarde.
O público pode conferir as músicas de Schubert mais pedidas pela audiência, entre 13h e 14h, no Clássicos do Ouvinte. Já os mais famosos temas do austríaco embalam, entre 14h e 18h, no programa Grandes Clássicos.
Data: 31 de janeiro de 2022
08h - Manhã MEC
12h - Concerto MEC
13h - Clássicos do Ouvinte
14h - Grandes Clássicos