Terça-Feira, 22 de Setembro de 2009 @ 11:58
São Paulo – Matéria especial mostra a postura adotada pelo rádio perante a internet
O jornal O Estado de S.Paulo publicou ontem uma série de matérias especiais sobre o rádio no caderno de tecnologia “Link”. As matérias tinham como foco a postura do rádio perante a internet, além das manobras adotadas pelas emissoras convencionais para trabalharem em conjunto com essas novas ferramentas virtuais, além de um panorama sobre as webradios.
As matérias deixam claro que o principal meio de comunicação, o rádio, não está morrendo como muitos afirmam. Trata-se de um novo processo de adaptação, assim como foi no surgimento da TV. O rádio atual sabe trabalhar com as novas tecnologias, utilizando a internet como um complemento de seus trabalhos, aumentando o leque de oportunidades.
Rádios como SulAmérica Trânsito FM 92.1, 89 FM 89.1, Metropolitana FM 98.5, Band FM 96.1, Jovem Pan 2 FM 100.9, Eldorado FM 92.9, entre outras, foram usadas de exemplo como rádios que se adaptam à internet.
Na reportagem o Estadão também abrange o crescimento de ouvintes que acompanham o rádio FM e AM tradicional através de novos aparelhos, como o celular. Recentemente o Tudo Rádio.com informou que a Apple lançou um novo IPod com receptor de FM, mostrando a força do segmento entre a população e os novos aparelhos.
O Tudo Rádio.com foi citado na matéria e também indicado como dica para quem deseja ouvir rádios convencionais que estão presentes na internet, sendo a principal fonte de informação e entretenimento para quem tem interesse em ouvir as FMs e AMs do país via internet.
O caderno saiu ontem, porém é possível acompanhar na integra o assunto acessando www.estadao.com.br/link
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.