Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sábado, 12 de Fevereiro de 2022 @ 12:03

UNESCO reforça a confiança no Rádio em comemoração ao Dia Mundial do Rádio

Brasília - Tema da edição de 2022 do Dia Mundial da Rádio é “Rádio e Confiança”

Publicidade

Neste domingo (13) é comemorado o Dia Mundial do Rádio. A data foi escolhida em virtude da criação da Rádio das Nações Unidas, em 13 de fevereiro de 1946. O Dia Mundial do Rádio foi proclamado na Conferência Geral da UNESCO em 2011, seguindo uma proposta inicial da Espanha. Foi aprovada por unanimidade no ano seguinte pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que o declarou um Dia Internacional da ONU. O tema da edição de 2022 do Dia Mundial da Rádio é assim dedicado à “Rádio e Confiança”. 

A UNESCO ressalta que o Rádio é um meio poderoso para celebrar a humanidade em toda a sua diversidade e constitui uma plataforma para o discurso democrático. Em nível global, o meio continua a ser o meio mais consumido. Essa capacidade única de alcançar o público mais amplo significa que o rádio pode moldar a experiência de diversidade de uma sociedade, ser uma arena para todas as vozes se manifestarem, serem representadas e ouvidas. 

Para a agência especializada das Nações Unidas, as emissoras de rádio devem atender a diversas comunidades, oferecendo uma ampla variedade de programas, pontos de vista e conteúdo, e refletir a diversidade de públicos em suas organizações e operações. O Rádio é o principal meio de transmissão de informações quando outras mídias param de funcionar em casos de comunicações de emergência ou após um desastre natural. 

Dia Mundial do Rádio

A UNESCO explica que o objetivo do Dia Mundial do Rádio é conscientizar o público da importância do rádio e incentivar os tomadores de decisão a utilizá-lo para fornecer acesso à informação e melhorar a cooperação internacional entre as emissoras. Este é um dos dias mais populares proclamados pelas Nações Unidas. Todos os anos, centenas de estações de rádio por todo o mundo participam do evento. 

O site oficial do Dia Mundial do Rádio recebe uma média de mais de 100 mil acessos por ano. Nos últimos anos, sempre é escolhido um tema para a comemoração. Temas como igualdade de gênero (2014), juventude (2015) esporte (2018) já foram adotados pela UNESCO para celebrar o Dia Mundial do Rádio. Em 2020 o tema foi diversidade.

O consultor Fernando Morgado reforça que o rádio conta com a confiança do seu ouvinte por ser um meio mais próximo e que leva a informação de forma mais sincera. "Muito já se falou sobre a resiliência do rádio, ou seja, a sua capacidade de regeneração diante dos desafios. Isso se deve, em boa medida, à credibilidade, conforme muitas pesquisas sobre o meio já apontaram. As pessoas confiam no rádio não apenas por se tratar de um meio próximo, mas porque ele leva entretenimento e informação de forma muito sincera. O rádio, assim como a verdade, resiste ao tempo e a qualquer mudança tecnológica."

Nas comemorações do Dia Mundial do Rádio em 2022, o rádio continua a ser um dos meios de comunicação mais confiáveis e utilizados no mundo, de acordo com diversos relatórios internacionais. O tema da edição de 2022 do Dia Mundial da Rádio é assim dedicado à “Rádio e Confiança”. Com isso, a UNESCO convida as rádios de todo o mundo a celebrar a 11ª edição deste evento e mais de um século de rádio. 

Em 2022, o tema do Dia Mundial do Rádio está dividido em três subtemas principais:

Confiança no radiojornalismo

Produzir conteúdo independente e de alta qualidade
Respeitar os padrões básicos do jornalismo ético tornou-se um desafio na atual era digital de ritmo acelerado. No entanto, para manter ou aumentar a confiança dos ouvintes, o jornalismo deve continuar a ser baseado em informações verificáveis que são compartilhadas pelo interesse público, responsabilizam os poderosos e ajudam a sociedade a construir um futuro melhor para todos.

Confiança e acessibilidade

Cuide do seu público
Alcançar um público selecionado implica atender às necessidades informacionais de todos os ouvintes e ser um catalisador para a integração e participação social – inclusive as pessoas com deficiência. As plataformas de rádio digital oferecem bases para inovação na acessibilidade de conteúdos para este último, como o uso de línguas de sinais ou legendas automatizadas para deficientes auditivos em streaming, ou anúncios de conteúdo para ouvintes cegos.

Confiança e viabilidade das estações de rádio

Garanta a competitividade
Como o rádio pode sobreviver quando a crise financeira atinge o mercado de mídia? Como transformar o engajamento do público fiel em sustentabilidade financeira? Este subtema liga a sobrevivência econômica das estações de rádio à sua capacidade de atrair e reter uma base grande o suficiente de ouvintes leais para serem sustentáveis ou para incorporar a interação dos ouvintes em seus modelos de negócios.

Com informações da UNESCO

Tags: Rádio, Dia Mundial do Rádio, UNESCO, confiança, ONU, comemoração World Radio Day

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.