Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 18 de Fevereiro de 2022 @ 07:29

Amazon Echo Buds: fone de ouvido com Alexa pode ser mais uma oportunidade para o rádio brasileiro

São Paulo - Fones da Amazon foram lançados oficialmente no Brasil em anúncio realizado nesta quarta-feira (16) pela empresa

Publicidade

A Amazon dá mais um movimento que liga o radar da indústria de rádio, gerando possíveis oportunidades. A empresa anunciou o lançamento do Amazon Echo Buds, fone de ouvido bluetooth que carrega a assistente virtual Alexa. O dispositivo não é necessariamente uma novidade, sendo lançado internacionalmente em 2019, mas nunca foi vendido no Brasil. Agora a sua segunda geração, que chegou ao mercado em 2021, passa a ser comercializada por aqui. Para o rádio é mais uma forma de os ouvintes requisitarem a programação das estações de forma facilitada. Entenda:

Conforme já destacado pelo tudoradio.com em reportagens anteriores, os dispositivos que carregam a Alexa têm impulsionado o consumo de áudio digital das emissoras de rádio em todo o planeta. E no Brasil não tem sido diferente: são várias as estações presentes no ambiente Amazon, através de skills (similares a aplicativos nesse ecossistema), que permitem o fácil acesso ao streaming das FMs e AMs, além de outros serviços de interação, quando disponibilizados.

O fone chega com um preço ainda considerado salgado para o mercado nacional, mas já abaixo de outros concorrentes como o Apple AirPods. Segundo reportagem do Techtudo, o Amazon Echo Buds deve custar R$899,00. E ele tem como vantagem, além da integração com a Alexa, um sistema de cancelamento de ruído ativo, além de uma certificação IPX4 para suportar respingos de água, suor ou chuva leve.

A conexão do Amazon Echo Buds é via celular, similar aos seus concorrentes, necessitando uma integração com um smartphone, feita através do aplicativo Amazon Alexa (disponível em sistemas iOS e Android).

A favor do rádio, os dispositivos Amazon Echo, como o Amazon Echo Buds, têm sido uma espécie de "novo receptor", já que o uso para acessar o áudio digital das emissoras tem sido algo comum e em crescimento. Recentemente o tudoradio.com também noticiou o avanço da Alexa para automóveis, no exemplo demonstrado pela montadora alemã BMW.

Também são geradas novas possibilidades para o rádio: em 2020, o tudoradio.com chegou a repercutir uma ação realizada na Inglaterra para a entrega de publicidade personalizada de áudio através dos streamings das emissoras AM/FM, utilizando a Alexa. Na época, foram executadas campanhas programáticas personalizadas em estações como a Absolute Radio, Kiss Radio e Magic Radio, emissoras do grupo Bauer. Além da personalização do conteúdo, os anúncios são interativos e contam com comandos disponíveis aos ouvintes.

+ Fones de ouvido cravam crescimento anual de 19% no terceiro trimestre de 2020

Relacionadas:
> BMW expande integração com Alexa e permite mais comandos em dispositivos Amazon Echo
> Antena 1 alcança a marca de 1 milhão de sessões na Alexa, chegando ao top 10 da plataforma no Brasil
> Smart speakers já representam 24% da audiência em streaming de rádios de grupo dos EUA
> Relatórios apontam crescimento nas receitas de rádio e áudio para 2022


Os Echo Buds possuem quatro ponteiras e acabamento fosco — Foto: Divulgação/Amazon

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Tags: Alexa, Amazon, fones de ouvido, audiência, digital, rádio, tendências, streaming

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.