Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 07 de Fevereiro de 2022 @ 07:31

Tendências | BMW expande integração com Alexa e permite mais comandos em dispositivos Amazon Echo

São Paulo - Agora é possível ter informações e acessar comandos do carro através de dispositivos externos da Amazon

Publicidade

A BMW, importante montadora de automóveis, tem ampliado a integração de seu sistema de infoentretenimento com a assistente virtual da Amazon. Inicialmente a marca já havia embarcado a Alexa em seus veículos e agora expandiu os serviços relacionados à smart speaker (caixa de som com inteligência artificial). Com a "Skill BMW", o proprietário do veículo consegue obter informações e funções relacionadas ao carro através de outros dispositivos da Amazon, ou seja, através de um smartphone ou das caixas de som que estão presentes dentro de sua residência. 

Comandos por voz como “Alexa, pergunte ao BMW qual é a sua autonomia”, “Alexa, pergunte ao BMW se as janelas estão fechadas?”, “Alexa, peça ao BMW para trancar as portas", entre outros, são possíveis de serem realizados através da assistente virtual, seja dentro ou fora do automóvel. Antes, a Alexa já estava presente no sistema de mídia do carro, mas a montadora não abriu mão de manter o seu infoentretenimento próprio, que conta também com assistente de voz, rádio FM, entre outras funções.

Novidades como essa da BMW mostram possíveis tendências para o consumo de mídia dentro dos veículos, algo que sempre é acompanhado e está em debate pela indústria internacional de rádio. A favor do rádio, os dispositivos Amazon Echo têm sido uma espécie de "novo receptor", já que o uso para acessar o áudio digital das emissoras tem sido algo comum e em crescimento. A própria rede Antena 1 chegou a repercutir a novidade da BMW em seu portal.

Também são geradas novas possibilidades para o rádio: em 2020, o tudoradio.com chegou a repercutir uma ação realizada na Inglaterra para a entrega de publicidade personalizada de áudio através dos streamings das emissoras AM/FM, utilizando a Alexa. Na época, foram executadas campanhas programáticas personalizadas em estações como a Absolute Radio, Kiss Radio e Magic Radio, emissoras do grupo Bauer. Além da personalização do conteúdo, os anúncios são interativos e contam com comandos disponíveis aos ouvintes.

Recomendado:
> Artigo: "O rádio precisa estar mais próximo da indústria automobilística"

Já a plataforma Alexa Custom Assistant, que realiza a integração da assistente virtual da Amazon com os automóveis, foi anunciada em janeiro passado, conforme noticiado pelo tudoradio.com. As plataformas são similares ao Apple CarPlay ou ao AndroidAuto no sentido das montadoras embarcarem essas tecnologias em seus próprios sistemas de infoentretenimento, mantendo assim o rádio FM acessível. Isso colabora com o desejo dos motoristas, que já declararam em pesquisa que querem o rádio disponível em seus carros.

Veja também:
> Opções de mídia se multiplicam nos carros, mas rádio mantém sua hegemonia
> Canadá: Rádio AM/FM retoma em 2021 o nível de liderança nos carros que era observado em 2019
> Rádio híbrido avança em automóveis com parceria entre a Xperi e a Daimler
> Parceria entre Audi e iHeartRadio pode impulsionar o rádio híbrido na América do Norte


Integração com a Alexa no infoentretenimento da BMW / crédito: BMW

Com informações do Motorshow.com.br e rádio Antena 1

Tags: Alexa, Amazon, tendências, digital, automóveis, carro, rádio, streaming

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.