Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 14 de Março de 2022 @ 15:18

MCom libera mais rádios para a migração AM-FM. Porto Alegre (RS) e Distrito Federal tem canais publicados

Brasília - As emissoras contempladas estão localizadas nos estados do Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina

Publicidade

O MCom (Ministério das Comunicações) concedeu recentemente a autorização para o processo de migração AM-FM de mais sete estações. As emissoras contempladas estão localizadas nos estados do Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Outra novidade é referente às publicações de canais de estações migrantes AM-FM em eFM (FM estendido) nas praças de Porto Alegre (RS) e cidades-satélites do Distrito Federal, frequências estas que já estão no Sistema Mosaico da Anatel. Acompanhe:

Seja por meio do FM convencional ou pelo dial estendido, o processo de migração AM-FM segue evoluindo pelo país. Desta vez, o MCom autorizou a migração de mais sete emissoras de rádio, as quais estão localizadas em Florianópolis (SC), Franca (SP), Arvorezinha (RS), Matelândia (PR), Machado (MG), Garanhuns (PE) e São José do Rio Preto (SP).

"A cada outorga concedida, chegamos mais perto da meta de migrar todas as rádios OM do país para operarem com a qualidade de FM, sem ruídos e chiados", lembra o secretário de Radiodifusão, Maximiliano Martinhão. O MCom está trabalhando para concluir a adequação das outorgas dessas entidades para o final de 2022, restando ainda cerca de 600 entidades para cumprir o objetivo.

As sete emissoras de rádio que tiveram autorização para a migração AM-FM foram a Rádio Mais Alegria AM 1060 de Florianópolis, esta que vai operar em 95.1 FM; Rádio Cultura AM 1450 de Arvorezinha, emissora que após efetivar a migração deve transmitir em 103.1 FM; Rádio Matelândia AM 1240, estação que ocupará o canal 106.9 FM; Rádio Difusora Live AM 760 de Machado, a qual poderá ser sintonizada em 107.7 FM; Rádio Jornal AM 1210 de Garanhuns, emissora que efetivará a transição para 107.5 FM; Rádio Imperador AM 920 de Franca, emissora que estará posicionada em 88.9 FM e a Jovem Pan News AM 900 de São José do Rio Preto, estação esta que ocupará uma faixa na faixa estendida do FM e iniciará em breve as operações em 82.5 FM.

Em São José do Rio Preto, na região do Noroeste Paulista, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) destinou a faixa estendida para a operação das emissoras migrantes e inclusive já destinou as frequências, as quais já constam no sistema Mosaico. O dial do município passará a contar com os canais 82.1 FM, 82.5 FM, 83.3 FM e 83.9 FM.

Estados de Goiás e Ceará registraram o início das operações de novas migrantes AM-FM

O Mapa da Atualização do portal tudoradio.com vem registrando as novidades e movimentações do cenário radiofônico de todo o país, incluindo as estações que iniciam a transição do AM para o FM. Segundo os relatos, apenas na última quarta-feira (9) duas emissoras iniciaram as suas transmissões experimentais em seus novos canais.

Os dials do interior dos estados de Goiás e Ceará passaram a contar com novidades na última quarta-feira (9). Trata-se do início das operações da Rádio Regional FM 91.1 de Caçu (GO) e da Rádio Progresso FM 101.1 de Russas (CE), emissoras que efetivaram os seus processos de migração AM-FM e que passaram a transmitir nestas cidades através da faixa convencional do FM.

Porto Alegre (RS) e Distrito Federal

A capital gaúcha teve os canais de suas migrantes AM-FM, estas que vão operar em eFM (faixa estendida de FM), publicadas no sistema Mosaico. Ou seja, são canais que passam a ser definitivos para o processo, assim como suas classes de operação. O mesmo ocorreu com cidades-satélites de Brasília que, diferente da capital federal, terão seus processos de migração AM-FM em FM estendido.

Confira os canais de Porto Alegre, lembrando que a Liberdade FM 83.3 já está ativa no dial em caráter científico, rádio que participou da estreia do FM estendido no Brasil em maio do ano passado.

82.5 FM - classe A2
83.3 FM - Ativa com a Liberdade FM -  (Já no ar com a Liberdade FM) - classe A1
84.1 FM - classe A1
84.9 FM - classe A1
85.3 FM - classe E2
85.7 FM - classe E2

Campo Bom / Grande Porto Alegre (RS)
Cinderela AM - FM 84.5 - Classe A1

Já o caso do Distrito Federal e entorno …

Santo Antônio do Descoberto/GO -> Rádio Redentor AM - FM 82.1 - Classe A4
Rádio JK AM - FM 86.1 - Classe A3

Com informações do Ministério das Comunicações. Colaborações de Daniel Starck, Pedro Vini Santana e Luiz Fernando

Tags: MCom, Ministério das Comunicações, Autorização, Migração AM-FM

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.