Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 05 de Abril de 2022 @ 07:31

Tendências | Para medir rádio, Nielsen apresenta dispositivos mais portáteis e de aparência contemporânea

São Paulo - Empresa responsável pela aferição da audiência de rádio nos Estados Unidos usa dispositivos que lembram os aposentados "pagers". Novos equipamentos aumentaram o tempo de uso

Publicidade

Um bracelete, um pingente ou um "grampo". São essas as novas caras dos dispositivos de medição eletrônica de audiência da Nielsen, empresa responsável por aferir o consumo de rádio nos Estados Unidos. Os novos equipamentos foram apresentados na última quinta-feira (31) ao mercado local e passaram por mais de 4 anos de testes. A ideia é diminuir a presença do dispositivo atual, que é um aparelho muito semelhante ao aposentado pager (usado entre os anos 80 e 90 como um aparelho de recebimento de mensagens). Nos testes, os novos equipamentos foram mais utilizados pelos usuários, ou seja, podem ampliar o tempo de medição.

Os novos medidores com aparência mais contemporânea e ainda mais portáteis (pois são bem menores do que os dispositivos atuais) serão distribuídos a partir do final deste mês. Porém, segundo o que veiculou a imprensa local especializada, não haverá uma substituição completa dos antigos dispositivos de PPM, que ainda seguirão presentes nas medições e inclusive com novas distribuições. 

A ideia desses equipamentos mais portáteis é ampliar novamente a base usada para as medições da Nielsen Audio, esta que teve problemas com a crise na cadeia de suprimentos globais, esta ocasionada pela pandemia da covid-19. Esse quadro afeta diretamente a remessa de novos dispositivos PPM ao mercado, diminuindo assim a base de aferição do consumo de rádio.

“Ser capaz de recrutar ambos simultaneamente nos permite realmente mitigar quaisquer riscos da cadeia de suprimentos para qualquer fator de forma”, disse Erin Wittkowski, principal cientista de dados da Nielsen, Audio Meters, durante um webinar para clientes na última quinta-feira (31). “Isso realmente nos posiciona para poder recuperar nosso painel e também começar a introduzir wearables em nosso painel PPM, porque nos sentimos muito bem com isso.”, completa o executivo.

O rádio norte-americano conta com medição eletrônica da Nielsen Audio chamada PPM (Portable People Meter), presente em 48 mercados.


Novos dispositivo PPM 

Maior tempo de escuta de rádio?

É possível que os novos medidores afetem positivamente o tempo de escuta das estações. Motivo? Por serem mais portáteis e com aparência mais agradável, os usuários estão carregando os acessórios por mais tempo. Isso foi possível perceber através dos resultados dos testes realizados pela empresa.  Os novos dispositivos "vestíveis" ampliaram o “tempo de uso” em cerca de uma hora por dia para pessoas com mais de 6 anos. Ou seja, isso se traduziu em taxas 10% mais altas na medição.

“Testamos vigorosamente todos os aspectos do novo wearable PPM”, afirma o diretor administrativo da Nielsen Audio, Brad Kelly. “Os wearables PPM representarão um grande passo à frente e prepararão bem a indústria para o futuro.”, completa. 

+ Rádios dos EUA colecionam recordes de audiência em festas de fim de ano. Nielsen destaca os formatos mais ouvidos


Dispositivo PPM padrão cuja aparência lembra os antigos Pagers

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

+ Rádio dos EUA atinge hoje o maior nível de escutas desde o início da covid-19 

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações da Nielsen Audio e do portal Inside Radio

Tags: Nielsen, audiência, alcance, medição, rádio, áudio, Estados Unidos, mercado

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.