Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 06 de Abril de 2022 @ 07:29

O Rádio Hoje | Estável, rádio segue ouvido por 93,5% da população na Alemanha

São Paulo - Dados são relacionados à pesquisa de 2022, que cravou o mesmo valor percentual do levantamento de 2021

Publicidade

Estabilidade é a palavra que talvez melhor define o consumo de rádio na Alemanha. E, para manter o otimismo do setor, essa resiliência ocorre com números elevados. Segundo a última pesquisa ma 2022 áudio, que afere todo o consumo de áudio no país europeu, o rádio é ouvido por 93,5% da população alemã. Trata-se do mesmo percentual registrado na pesquisa de 2021. O levantamento também indica que o consumo de rádio ocorre nos mais diversos formatos, seja pela tradicional transmissão terrestre, como também pelo uso de dispositivos online.

Segundo a ma 2022 áudio, são 52 milhões de pessoas que "integram os programas das estações de rádio em sua vida cotidiana". Trata-se de uma estabilidade em relação aos números de 2021. E a pesquisa também aponta que o tempo de escuta está caindo ligeiramente em todos os canais de distribuição de rádio, mas isso significa que está retornando para os níveis pré-pandemia. O tempo de escuta de rádio tem sido constante por muitos anos. Por exemplo: hoje são 254 minutos de permanência e em 2012 esse valor era de 253 minutos.

Outro recorte importante da medição está relacionado ao público jovem. A imprensa especializada diz que os dados da pesquisa mostram que o consumo "contrariou a tendência", com o alcance entre os jovens de 14 a 29 anos aumentando ligeiramente. O alcance diário neste grupo-alvo jovem aumentou cerca de 1% via rádio e áudio online.

O rádio alemão é consumido de diferentes formas: FM analógico, DAB+ (transmissão terrestre digital) e streaming de áudio (neste caso por diferentes dispositivos conectados). No caso do DAB+, a imprensa especializada afirma que a transmissão terrestre digital "está sendo constantemente otimizada" e está avançando: hoje o rádio digital via ondas tem 24,5% do total do consumo, contra 20,4% na pesquisa de 2021.

“Em tempos socialmente incertos, a mídia é colocada à prova. A utilização constante das ofertas de rádio ao longo dos anos, independentemente da forma como são executadas, é um forte sinal de que as ofertas das rádios estão sempre atualizadas”,explica Grit Leithäuser, diretora executiva da Radiozentrale, em reportagem publicada pelo portal Radioszene. 

Leithäuser afirma também que "a mistura de informação e entretenimento e a incorporação de tudo na tonalidade certa é um ativo importante no cenário da mídia alemã, especialmente considerando a atual situação geral".

Leia também:
> Rádio amplia receita publicitária na Alemanha e também na Austrália

todos os formatos de áudio, que incluem também streaming de música, podcasts, rádio terrestre e rádio via streaming, a ma audio 2022 aponta que 96,6% da população alemã usa pelo menos uma oferta do universo de áudio em quatro semanas. No grupo-alvo de 14 a 49 anos é de 97,2%.

“O gênero rádio/áudio continua se mantendo na batalha pela atenção dos usuários de mídia e orçamentos de tempo. Em detalhes, o desenvolvimento é um pouco inconsistente: No geral, o uso de rádio e áudio é constante em alto nível para o grupo mais amplo de ouvintes e o alcance diário. O áudio online quase atingiu os valores do ano anterior, a ma Audio registrou um claro aumento na utilização de ofertas DAB+ e podcasts.” afirma Jan Isenbart , diretor de Rádio/Áudio da agma, em publicação do portal Radioszene.

+ Mesmo com a pandemia, consumo de rádio na Alemanha segue elevado. Meio atinge 93,5% da população

Qual a razão de olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

+ Rádio FM de São Paulo cresce de novo e número de ouvintes é o maior em quase 4 anos

Veja também:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia


Vista de Berlim, Alemanha / crédito: depositphotos.com

Com informações do portal Radiozene.de e Radiozentrale. Colaboração de David Duck

Tags: Rádio, Alemanha, consumo, Europa, pesquisa, audiência, áudio, podcasts, digital

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.