Quinta-Feira, 14 de Abril de 2022 @ 17:02
Brasília - Ao todo são três estações de rádio no Amazonas. Já em Minas, Passos foi o município contemplado
O MCom (Ministério das Comunicações) autorizou novas outorgas para a operação de três estações de rádio no Amazonas, as quais estão caracterizadas como serviço de RTRFM (Retransmissora de Rádio FM). As estações são originadas a partir de Maraã, Humaitá e Itacoatiara. Já em Minas Gerais, o município de Passos foi contemplado com uma concessão de caráter educativo. Ainda não há uma data prevista para o início das operações das novas concessões.
Com portarias publicadas no DOU (Diário Oficial da União), o MCom consignou à EBC (Empresa Brasil de Comunicação) dois canais de radiodifusão sonora em FM, com fins educativos. As cidades contempladas foram Humaitá e Itacoatiara, estas que respectivamente irão contar em seus dials com os canais 91.9 FM e 92.3 FM. Ambas as estações são identificadas como classe B1 de operação. Ainda no estado do Amazonas, o órgão concedeu autorização para a execução do serviço de RTRFM (Retransmissora de Rádio FM) no município de Maraã em 88.5 FM, estação que será originada como classe C de operação.
Outra novidade referente a outorga de concessões com caráter educativo foi registrada no Oeste de Minas Gerais. Na última quinta-feira (7) o MCom outorgou permissão para um canal em Passos, este que irá operar em 106.3 FM e que foi designado para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. A nova concessão será caracterizada como classe C de operação.
Na última sexta-feira (8) o portal tudoradio.com publicou que o Ministério das Comunicações liberou novas outorgas no Ceará, Santa Catarina e Amazonas. Ao todo foram três novas concessões, sendo duas educativas nas cidades de Farias Brito (CE) e Joinville (SC) e um serviço de RTRFM (Retransmissora de Rádio FM) em Atalaia do Norte (AM).