Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 22 de Abril de 2022 @ 07:31

Panorama: Piatã FM segue na liderança geral de audiência em Salvador e se aproxima da marca de 1 milhão de ouvintes

Salvador - GFM também segue em destaque na vice-liderança geral e com o segundo maior número de ouvintes do rádio baiano

Publicidade

Salvador e região metropolitana acompanharam mais uma atualização geral dos dados de audiência FM local, em pesquisa que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. O rádio baiano continua colecionando números expressivos, seja de audiência ou também no total de ouvintes únicos. As líderes contam com alguns dos maiores números do mercado brasileiro, sendo que a primeira colocada está se aproximando da expressiva marca de 1 milhão de ouvintes únicos em 30 dias. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre janeiro a março de 2022):

Líderes isoladas

A Piatã FM 94.3 (popular/hits) segue como a maior audiência do rádio de Salvador e região metropolitana. Com a movimentação atual do meio, a FM não viu mudanças na distância que a separa das demais FMs medidas pela pesquisa. Porém, um fato novo foi registrado: a 94.3 FM cravou uma marca que supera os 986 mil ouvintes únicos, ou seja, a Piatã FM está próxima da marca de 1 milhão no total registrado em 30 dias, um marco histórico para a rádio (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Quem também continua em destaque é a G FM 90.1, líder isolada no formato adulto-contemporâneo. A emissora tem o segundo maior volume de audiência e também no total de ouvintes únicos na Grande Salvador. No quesito média por minuto, a GFM está mais próxima da líder geral do que da sequência do ranking FM. Já no total de ouvintes únicos, a emissora tem o segundo maior valor do mercado, com mais de 750 mil pessoas diferentes nesse quesito, que é um dos maiores números do mercado brasileiro. 

A Bahia FM 88.7 (popular/hits) também se destaca ao continuar no top 3 de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e crava um valor que supera a marca de 700 mil no total de ouvintes únicos em 30 dias na Grande Salvador, estando bem próxima da segunda colocada nesse quesito.

Mais destaques

Após uma FM não assinante da pesquisa, a A Tarde FM 103.9 (adulto-contemporâneo) completa o top 5 de audiência nos principais períodos da pesquisa e puxa uma sequência que conta com várias concorrentes no top 10. A Jovem Pan FM 91.3 (jovem/pop) aparece logo a seguir, com destaque para o fato da emissora ter o quinto maior total de ouvintes úicos do rádio FM da Grande Salvador.

A Rádio Sociedade FM 102.5 (popular/jornalismo-esportes) está em sétimo geral em audiência, diminuindo a distância para a Jovem Pan FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E na sequência o mercado baiano ainda conta com a Salvador FM 92.3 (popular/hits), Metrópole FM 101.3 (jornalismo) e Rádio Educadora FM 107.5 (educativa/adulto) completando o top 10 de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Detalhe: essa composição do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é definida nos detalhes, já que outras cinco FMs registraram médias de audiência muito próximas ao valor obtido pela Rádio Educadora.

Veja também:
> Panorama: Piatã FM e GFM seguem com os maiores volumes de audiência de Salvador

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 21 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Salvador.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Salvador: clique aqui.


Região do Farol da Barra, em Salvador / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Salvador, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.