Sexta-Feira, 27 de Maio de 2022 @ 17:11
Rio de Janeiro - Um projeto de Lei foi aprovado em primeira discussão na última quarta-feira (25) na Assembleia Legislativa. O texto ainda precisa ser votado em segunda discussão pela Casa
Devido a aprovação de um PL (projeto de Lei) pela Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), a Rádio Nacional poderá se tornar Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado do Rio. O PL 5.493/22 foi aprovado em primeira discussão na última quarta-feira (25). O texto ainda precisa ser votado em segunda discussão pela Casa.
Inaugurada no dia 12 de setembro de 1936, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro poderá ser declarada pela Alerj como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado do Rio. O projeto de Lei, ainda em primeira discussão, foi aprovado durante votação na Assembleia Legislativa. O texto é de autoria dos deputados Mônica Francisco (PSol) e Waldeck Carneiro (PSB). A explicação para tal pedido é devido a emissora ser responsável pela Época de Ouro do Rádio e início da cultura de massa no país, além de ser um marco na trajetória de vários artistas populares, especialmente aqueles ligados à cultura do samba.
"É preciso defender este patrimônio, sobretudo no contexto de privatização da EBC. É importante destacar que um em cada quatro brasileiros (25,3%) não tem acesso à internet: são 46 milhões de pessoas. Diante desse quadro, observamos que, em vez de ampliar o debate com atores que dão suporte ao sistema da comunicação do país, o Governo Federal vai na contramão e decide acabar com a EBC e não evidencia como ficarão as emissoras históricas", afirmou o deputado Waldeck Carneiro (PSB).
A Rádio Nacional é uma das emissoras públicas controladas pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação) e atua na Grande Rio de Janeiro. A emissora é conhecida por suas operações em 1130 AM e, com o processo de migração AM-FM, passou também a irradiar a sua programação em 87.1 FM.
Com informações da Alerj e da Agência Brasil