Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 10 de Junho de 2022 @ 13:02

ABERT atualiza cartilha de Compensação Fiscal Eleitoral para emissoras de rádio e TV

Brasília – Material facilita a compreensão e apuração do valor da compensação fiscal eleitoral pela seção gratuita de horários

Publicidade

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) divulgou a atualização da cartilha de Compensação Fiscal Eleitoral. A produção é direcionada para que as emissoras de rádio e televisão saibam o valor da compensação fiscal eleitoral a que têm direito pela cessão gratuita de horários da programação.

A cartilha conta com instruções e exemplos que servem de apoio para a área contábil das empresas. A compensação fiscal ocorre pela divulgação da propaganda eleitoral; da propaganda partidária; da propaganda gratuita de plebiscitos e referendos; e dos comunicados, instruções e outras requisições da Justiça Eleitoral, relativos aos programas partidários e eleitorais.

A atualização da cartilha teve como foco a possibilidade da compensação fiscal da propaganda partidária, que voltou a ser veiculada em 2022. O cálculo continuará a ser feito de acordo com a metodologia já utilizada pelas emissoras, definida no art. 99 da Lei nº 9.504/97 e no Decreto nº 7.791/12.

Outro detalhe importante é que a cartilha está dividida em duas partes: a primeira é destinada para as emissoras que recolhem tributos pelo lucro real e presumido; a segunda parte, para as emissoras de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional.

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, ressalta que “apesar de não representar ressarcimento financeiro, o mecanismo da compensação fiscal pela cessão de espaço gratuito na programação é indispensável para as emissoras, pois atenua o impacto negativo com a queda de audiência, perdas de receitas publicitárias e os custos operacionais impostos durante a veiculação da propaganda partidária”.

Considerações importantes especificamente sobre a compensação da propaganda partidária:

Cartilha afirma no início que “A Lei nº 14.291/22 reinstituiu a propaganda partidária no rádio e na televisão, que havia sido extinta em 1º de janeiro de 2018, por força do art. 5º da Lei nº 13.487/17. O dispositivo legal atualmente em vigor, art. 50-E da Lei nº 9.096/955, prevê expressamente a possibilidade da compensação fiscal às emissoras pela veiculação da propaganda partidária, a ser calculada “em conformidade com o art. 99 da Lei nº 9.504/97”, que já regula há anos a compensação fiscal das propagandas eleitorais. 

Portanto, a compensação fiscal da propaganda partidária deverá continuar sendo feita de acordo com a metodologia que sempre foi utilizada pelas emissoras, definidas no art. 99 da Lei nº 9.504/97 e no Decreto nº 7.791/12, explicada detalhadamente na presente cartilha. Não obstante, é importante ressaltar que a contabilidade e o jurídico da emissora devem fazer a própria interpretação da norma em questão, prevalecendo, em todas as hipóteses, a sua orientação sobre qualquer outra”.

Para ter acesso à cartilha, basta clicar aqui.

Tags: Rádio, cartilha, seção da programação, propaganda eleitoral, ABERT

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.