Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 24 de Junho de 2022 @ 15:24

Vale do Xingu FM anuncia inauguração de projeto de energia solar em Altamira (PA)

Altamira – Com instalação da usina, emissora vai produzir mais de 30% de energia elétrica que consome mensalmente

Publicidade

A Vale do Xingu FM 93.1 de Altamira (PA) anunciou a inauguração do seu projeto de energia solar. Com a instalação da usina, a emissora vai ser a primeira da região sudoeste do Pará no seu segmento a produzir mais de 30% da energia que consome. A produção sustentável vai beneficiar a emissora ambientalmente e economicamente, já que, recentemente Altamira, município sede da emissora, foi manchete  por liderar ranking  de emissão de gases-estufa no Brasil.

Além de ser uma tecnologia econômica e renovável, a energia solar não causa danos ao meio ambiente e também contribui para um país mais sustentável. Segunda as informações da emissora, são diversos benefícios como: redução de poluição por fontes contaminadoras (carvão) e de gases do efeito estufa, diminuição do desmatamento e elevação do uso de recursos naturais.

Segundo o diretor geral da emissora, Leonardo Barros, a decisão de investir em energia renovável foi tomada em 2020 durante a pandemia. “Já existia uma preocupação da emissora com o desenvolvimento sustentável. Na pandemia fizemos diversas mudanças relacionadas à redução de custos. A possibilidade de gerar uma energia limpa, sem impacto ambiental e viável economicamente é satisfatório”, explica Leonardo.

A Vale do Xingu FM está sediada em Altamira, coração da Amazônia, que alcança cerca de 350 mil habitantes por intermédio de oito municípios. Atualmente, somando a sede (10.455 kWh) e o master (26.856 kWh), a emissora totaliza  37.314 kWh de consumo mensal de energia elétrica, sendo o transmissor de 12.000 W, o principal responsável por boa  parte desse custo. 

Para implantação do projeto foi necessária uma área de 1786,4 m², onde foram instalados 250 painéis fotovoltaicos que juntos podem produzir em média 11.896 kWh mensalmente, evitando a emissão de mais de 100.000 CO2 em um ano, o equivalente ao absorvido por 14.960 árvores.

Veja também:
> Após deixar a operação 100% remota, Interativa FM estreia geração própria de energia solar para sua transmissão

Tags: Rádio, Vale do Xingú, energia solar, sustentabilidade, Altamira, Amazônia

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.