Sexta-Feira, 24 de Junho de 2022 @ 15:24
Altamira – Com instalação da usina, emissora vai produzir mais de 30% de energia elétrica que consome mensalmente
A Vale do Xingu FM 93.1 de Altamira (PA) anunciou a inauguração do seu projeto de energia solar. Com a instalação da usina, a emissora vai ser a primeira da região sudoeste do Pará no seu segmento a produzir mais de 30% da energia que consome. A produção sustentável vai beneficiar a emissora ambientalmente e economicamente, já que, recentemente Altamira, município sede da emissora, foi manchete por liderar ranking de emissão de gases-estufa no Brasil.
Além de ser uma tecnologia econômica e renovável, a energia solar não causa danos ao meio ambiente e também contribui para um país mais sustentável. Segunda as informações da emissora, são diversos benefícios como: redução de poluição por fontes contaminadoras (carvão) e de gases do efeito estufa, diminuição do desmatamento e elevação do uso de recursos naturais.
Segundo o diretor geral da emissora, Leonardo Barros, a decisão de investir em energia renovável foi tomada em 2020 durante a pandemia. “Já existia uma preocupação da emissora com o desenvolvimento sustentável. Na pandemia fizemos diversas mudanças relacionadas à redução de custos. A possibilidade de gerar uma energia limpa, sem impacto ambiental e viável economicamente é satisfatório”, explica Leonardo.
A Vale do Xingu FM está sediada em Altamira, coração da Amazônia, que alcança cerca de 350 mil habitantes por intermédio de oito municípios. Atualmente, somando a sede (10.455 kWh) e o master (26.856 kWh), a emissora totaliza 37.314 kWh de consumo mensal de energia elétrica, sendo o transmissor de 12.000 W, o principal responsável por boa parte desse custo.
Para implantação do projeto foi necessária uma área de 1786,4 m², onde foram instalados 250 painéis fotovoltaicos que juntos podem produzir em média 11.896 kWh mensalmente, evitando a emissão de mais de 100.000 CO2 em um ano, o equivalente ao absorvido por 14.960 árvores.
Veja também:
> Após deixar a operação 100% remota, Interativa FM estreia geração própria de energia solar para sua transmissão