Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 06 de Julho de 2022 @ 07:29

Panorama: Em disputa apertada pela audiência, Massa FM aparece como vice-líder. Regional FM lidera em Florianópolis

Florianópolis - Magia FM e Jovem Pan News também seguem evoluindo e conquistam novos patamares de audiência. Jovem Pan FM segue líder em alcance

Publicidade

Um dos mercados de rádio que tem chamado a atenção é o da Grande Florianópolis. O motivo? A intensa disputa por colocações de destaque no ranking de audiência FM e também o avanço de rádios que são consideradas novidades na capital catarinense. Na última medição válida para a praça, realizada pela Kantar IBOPE Media, quatro rádios estão em condições de disputa direta pela vice-liderança de audiência em filtros gerais. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2022):

Isolada

O que não tem mudado em Florianópolis é a liderança geral da Regional FM 106.5 (popular/hits), emissora que aparece isolada no topo do ranking FM de audiência, considerando os principais períodos da pesquisa. Considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o índice obtido pela 106.5 FM é muito similar ao valor visto na reta final de 2021, ou seja, há uma estabilidade na duradoura liderança da Regional FM.

Disputas em alto nível

Conforme antecipado acima, são quatro estações definindo o top 5 de audiência nos detalhes, com possibilidade de variações a depender do filtro a ser analisado. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) se destacou ao apresentar uma boa evolução em sua média na comparação com a pesquisa anterior e assumiu a vice-liderança geral de audiência nesse período. 

Desde o primeiro semestre de 2021, a emissora se aproximou de vez do top 3 e passou a oferecer concorrência por posições de destaque na medição, chegando a ocupar a vice-liderança geral em algumas medições. E no  07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira) a condição da Massa FM é um pouco mais confortável.

O mesmo vale para a Atlântida FM 100.9 (jovem/pop), emissora que vem de uma sequência positiva nos últimos meses e já estava no top 3 de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A 100.9 FM está num patamar superior em relação aos índices registrados até a reta final de 2021. A Atlântida vem de um reposicionamento local de seu projeto, iniciado no começo do ano passado.

A posição da Atlântida no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é definida no detalhe, já que a Jovem Pan FM 101.7 (jovem/pop) avançou em relação à pesquisa anterior, FM que leva vantagem no 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). Vale recordar que a 101.7 FM é líder geral em alcance na Grande Florianópolis, com mais de 300 mil ouvintes diferentes (alcance máximo/05h-05h).

E a Band FM 96.1 (popular/hits), que também vive um momento mais positivo neste ano, também está na disputa, rádio que chegou a ocupar a vice-liderança geral de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) na medição anterior.

Mais destaques

Outros dois destaques têm chamado a atenção do mercado catarinense. Um deles é a Magia FM 107.3 (jovem/adulto-pop), emissora que depois do reposicionamento feito em 2020, tem mudado aos poucos o seu patamar de audiência. Hoje a FM está muito próxima de uma FM não assinante e da Itapema FM 93.7 (adulto-contemporâneo), considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Em filtros comerciais, como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira) a 107.3 FM já aparece em sexto geral.

Já o outro destaque fica com a Jovem Pan News FM 103.3 (jornalismo/esportes), emissora que foi inaugurada em setembro passado e hoje já ocupa uma posição no top 10 de audiência nos principais períodos da pesquisa. Se considerada apenas a pesquisa FM, a Jovem Pan News aparece na liderança de audiência em seu formato de programação na Grande Florianópolis, mesmo sendo uma sintonia inédita na Grande Florianópolis.

Contexto: muitas mudanças e mais opções

Nos últimos cinco anos, Florianópolis experimentou um crescimento significativo no número de estações em FM disponíveis para a audiência local, situação já observada pelo tudoradio.com em panoramas anteriores, como aqueles divulgados no ano passado.

O processo de migração AM-FM, que atingiu inicialmente concessões de São José (região metropolitana), possibilitou o surgimento de rádios como a Massa FM e a Magia FM. E, após as definições de canais para migrantes originadas na capital, novidades como a Jovem Pan News começaram a surgir.

Também são destaques investimentos feitos pelas emissoras que já estavam no ar, como os reposicionamentos vividos pela Atlântida, CBN (inclusive a sua ida para o FM, no final de 2020) e na própria Magia FM.

E, por fim, a capital catarinense ainda passou a contar com a Rádio Senado FM 93.1, concessão educativa de uma rádio pública ligada ao Senado Federal.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 19 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Florianópolis.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Florianópolis: clique aqui.


Ponte Hercílio Luz ao pôr do sol, em Florianópolis / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Florianópolis, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.