Sexta-Feira, 05 de Agosto de 2022 @ 10:55
São Paulo - Humorista faleceu hoje (5) aos 84 anos. Seu programa na TV também era retransmitido pela Rede CBN
A comunicação e a cultura brasileira perderam hoje um de seus principais nomes: Jô Soares faleceu nesta sexta-feira (5), aos 84 anos, após permanecer internado no Hospital Sírio Libanês, para tratar de uma pneumonia. Conhecido pela sua atuação na televisão e no teatro, o humorista e apresentador também teve passagens pelo rádio, onde comandou um programa de jazz (uma de suas paixões). O "Programa do Jô", um dos principais marcos de sua extensa carreira, também era acompanhado por ouvintes de rádio.
Jô Soares apresentou por anos o Jam Session, programa de jazz veiculado na Eldorado FM 92.9 (hoje em 107.3 FM) de São Paulo, entre os anos de 1988 a 1996. O material especial que conta com a passagem do humorista pela emissora paulista está no projeto "Memória Eldorado" (clique aqui para ouvir ou clique no player localizado no final deste texto).
Na época, o apresentador conciliava o seu programa televisivo no formato talk-show (entrevistas) veiculado pelo SBT (Jô Soares Onze e Meia) com o Jazz Session na Eldorado FM. A atração ia ao ar na 92.9 FM de segunda a sexta, das 17h às 18h (em 1993 chegou a ser veiculado na faixa das 21h). Na Eldorado FM, Jô Soares também apresentou o programa semanal "Jô Soares Rhythm & Blues", transmitido aos sábados.
"Além de ter feito sucesso na TV e nas artes em geral, Jô Soares tinha uma outra paixão: o rádio. O programa de jazz que comandou na Eldorado FM de São Paulo alcançou grande sucesso. Além disso, o Rafael, filho do Jô, também era apaixonado por rádio e tinha até um estúdio montado em casa para fazer sua rádio imaginária", destaca Fernando Morgado, consultor e professor de rádio e TV, autor dos livros Silvio Santos - A Trajetória do Mito e Comunicadores S.A.
Registro fotográfico da estreia do Jam Session em 1988, na Eldorado FM / créditos: Lena Vettorazzo/Estadão Conteúdo
O "Programa do Jô", televisivo no formato "late-night talk-show" veiculado pela TV Globo, foi retransmitido pela Rede CBN, prática que permaneceu no ar durante muitos anos (de 2000 a 2015). A atração dividia espaços com o "CBN Madrugada", ainda no ar na rede jornalística. A retransmissão pela rádio era feita de forma simultânea com a exibição do programa da TV.
Segundo relatos sobre sua biografia, Jô Soares também teve passagens pela Jovem Pan AM de São Paulo, a extinta Rádio Jornal do Brasil (Rio de Janeiro) e pela Antena 1 (também da capital fluminense).
Jô Soares é considerado um dos maiores nomes da cultura brasileira, com trabalhos e realizações em diferentes áreas. Seu falecimento conta com uma cobertura especial em praticamente todos os veículos de comunicação. A causa da morte ainda não foi informada.
Edu Cesar / YouTube: Ouça acima a estreia de Jô Soares na Eldorado FM, em 11 de outubro de 1988
A ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) emitiu uma nota sobre a morte de Jô Soares:
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) lamenta, com profundo pesar, a morte do apresentador Jô Soares, ocorrida nesta sexta-feira (5), em São Paulo (SP).
José Eugênio Soares teve sua história entrelaçada à da televisão brasileira. Humorista, escritor, dramaturgo, diretor, roteirista e pintor, Jô Soares foi um artista completo.
No ano 2000, estreou o Programa do Jô, um dos mais conhecidos talk-shows do país. A condução de forma inteligente, bem-humorada e perspicaz era sua marca registrada.
Neste momento de dor, a ABERT se une aos amigos e familiares de Jô e reconhece, mais uma vez, a importância que este grande artista teve para a radiodifusão brasileira.
Flávio Lara Resende
Presidente
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.