Tudo Rádio
ÚLTIMAS DA
REDAÇÃO
NotíciaDaniel Starck

Ícone da comunicação, Jô Soares teve um programa de jazz na Eldorado FM

Ícone da comunicação, Jô Soares teve um programa de jazz na Eldorado FM

São Paulo - Humorista faleceu hoje (5) aos 84 anos. Seu programa na TV também era retransmitido pela Rede CBN


A comunicação e a cultura brasileira perderam hoje um de seus principais nomes: Jô Soares faleceu nesta sexta-feira (5), aos 84 anos, após permanecer internado no Hospital Sírio Libanês, para tratar de uma pneumonia. Conhecido pela sua atuação na televisão e no teatro, o humorista e apresentador também teve passagens pelo rádio, onde comandou um programa de jazz (uma de suas paixões). O "Programa do Jô", um dos principais marcos de sua extensa carreira, também era acompanhado por ouvintes de rádio.

adstexto

Jô Soares apresentou por anos o Jam Session, programa de jazz veiculado na Eldorado FM 92.9 (hoje em 107.3 FM) de São Paulo, entre os anos de 1988 a 1996. O material especial que conta com a passagem do humorista pela emissora paulista está no projeto "Memória Eldorado" (clique aqui para ouvir ou clique no player localizado no final deste texto).

Na época, o apresentador conciliava o seu programa televisivo no formato talk-show (entrevistas) veiculado pelo SBT (Jô Soares Onze e Meia) com o Jazz Session na Eldorado FM. A atração ia ao ar na 92.9 FM de segunda a sexta, das 17h às 18h (em 1993 chegou a ser veiculado na faixa das 21h). Na Eldorado FM, Jô Soares também apresentou o programa semanal "Jô Soares Rhythm & Blues", transmitido aos sábados.

"Além de ter feito sucesso na TV e nas artes em geral, Jô Soares tinha uma outra paixão: o rádio. O programa de jazz que comandou na Eldorado FM de São Paulo alcançou grande sucesso. Além disso, o Rafael, filho do Jô, também era apaixonado por rádio e tinha até um estúdio montado em casa para fazer sua rádio imaginária", destaca Fernando Morgado, consultor e professor de rádio e TV, autor dos livros Silvio Santos - A Trajetória do Mito e Comunicadores S.A.


Registro fotográfico da estreia do Jam Session em 1988, na Eldorado FM / créditos: Lena Vettorazzo/Estadão Conteúdo

O "Programa do Jô", televisivo no formato "late-night talk-show" veiculado pela TV Globo, foi retransmitido pela Rede CBN, prática que permaneceu no ar durante muitos anos (de 2000 a 2015). A atração dividia espaços com o "CBN Madrugada", ainda no ar na rede jornalística. A retransmissão pela rádio era feita de forma simultânea com a exibição do programa da TV.

Segundo relatos sobre sua biografia, Jô Soares também teve passagens pela Jovem Pan AM de São Paulo, a extinta Rádio Jornal do Brasil (Rio de Janeiro) e pela Antena 1 (também da capital fluminense). 

Jô Soares é considerado um dos maiores nomes da cultura brasileira, com trabalhos e realizações em diferentes áreas. Seu falecimento conta com uma cobertura especial em praticamente todos os veículos de comunicação. A causa da morte ainda não foi informada.


Edu Cesar / YouTube: Ouça acima a estreia de Jô Soares na Eldorado FM, em 11 de outubro de 1988

A ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) emitiu uma nota sobre a morte de Jô Soares:

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) lamenta, com profundo pesar, a morte do apresentador Jô Soares, ocorrida nesta sexta-feira (5), em São Paulo (SP).
José Eugênio Soares teve sua história entrelaçada à da televisão brasileira. Humorista, escritor, dramaturgo, diretor, roteirista e pintor, Jô Soares foi um artista completo.
No ano 2000, estreou o Programa do Jô, um dos mais conhecidos talk-shows do país. A condução de forma inteligente, bem-humorada e perspicaz era sua marca registrada.
Neste momento de dor, a ABERT se une aos amigos e familiares de Jô e reconhece, mais uma vez, a importância que este grande artista teve para a radiodifusão brasileira.

Flávio Lara Resende 
Presidente

 

Compartilhar:
Daniel Starck

Daniel Starck

  • Daniel Starck – Jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com, maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão, com mais de 20 anos no ar. É formado em Comunicação Social pela PUC-PR e teve passagens por emissoras como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital do rádio, com participação em eventos promovidos por entidades como SET, AESP, AMIRT, ACAERT, ASSERPE, AERP e MidiacomPB. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com foco em aplicativos, mídia programática, novos devices, inteligência artificial, sites e streaming. LinkedIn
  • Leia também