Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 15 de Agosto de 2022 @ 10:58

Pesquisadora Magaly Prado e jornalista Milton Neves falam sobre o rádio no programa Canal Livre da TV Band

São Paulo – Programa que foi ao ar no último domingo (14) homenageou os 100 anos do meio de comunicação

Publicidade

O programa Canal Livre, veiculado pela TV Band, prestou uma homenagem aos 100 anos do rádio neste domingo (14). A atração contou com a presença da pesquisadora, escritora e radialista Magaly Prado e o jornalista Milton Neves, que contaram histórias do meio de comunicação no Brasil. O jornalista Rodolfo Schneider conduziu o jornalístico, que também teve a participação de Sérgio Gabriel, âncora do "Jornal da Noite".

Magaly Prado é autora do livro “A história do rádio no Brasil”. Durante o programa, ela recordou uma série de momentos marcantes e personagens emblemáticos do veículo. Os convidados também abordaram a evolução da mídia ao longo do tempo. No contexto de redes sociais, a emoção transmitida pelas ondas sonoras pode ser considerada o motivo do sucesso do rádio ao longo de um século no Brasil, indicou a pesquisadora ouvida.

“Se a gente for pensar, hoje, nas redes sociais, mensageiros instantâneos, tudo tem emoção. Isso é que levanta a comunicação, hoje. Então, é desde o rádio. O rádio trazia essa questão da emoção. Tem que ter a emoção porque é isso que prende o ouvinte. Hoje, nas redes sociais, o que bomba é a questão do engajamento. E o engajamento é feito pelas emoções”, analisou Magaly.

Na sequência, Magaly explicou quando o rádio se tornou mais popular entre as massas. No caso, as propagandas e publicidades contribuíram para o sucesso do meio entre os mais pobres. “Quando você tem como pagar, então, o rádio se profissionaliza. Ele pode contratar pessoas. Não é mais aquele começo em que os colecionadores de vinil contribuíam com a programação. A partir daí [da profissionalização], começa-se a ter uma remuneração. Então, o rádio começa a ter uma grade”, explicou a pesquisadora.


Assista acima a edição deste domingo (14) do Canal Livre

Milton Neves também compartilhou o início da paixão dele pelo rádio. Ele relembra a admiração que teve pela Rádio Bandeirantes e pelo radialista Hélio Ribeiro. Além disso, o apresentador destacou o que espera do rádio daqui para frente. “O futuro do rádio é absolutamente eterno. Todos nós passaremos. O rádio jamais passará”, refletiu Milton Neves.

O jornalista, radialista e apresentador também comentou sobre o início de carreira. Ele relatou que ouvir a programação da Rádio Bandeirantes, entes mesmo de trabalhar na emissora, foi essencial para seguir na profissão que, hoje, o consagra como um dos ícones da comunicação brasileira.

Tags: Rádio, Canal Livre, Magaly Prado, Milton Neves, 100 anos do rádio, Bandeirantes

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.