Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 25 de Agosto de 2022 @ 10:57

SET Expo 2022 | Produção remota de conteúdos audiovisuais é tema de painel no SET Expo 2022

São Paulo – Assunto foi tema de um painel moderado por Cauê Franzon, gerente executivo de tecnologia de TV e Rádio da RBSTV

Publicidade

A produção remota de conteúdos audiovisuais foi tema de painel moderado por Cauê Franzon, gerente executivo de tecnologia de TV e Rádio da RBSTV, nesta quarta (24), no SET EXPO 2022. A iniciativa foi acelerada por causa da pandemia do coronavírus e adotada pela indústria por reduzir tempo e recurso. Também participaram do painel Mauricio Belonio, diretor da Alliance; João Paulo Quérette, fundador e CEO da ALFRED e Fernando Wiktor, gerente de soluções de Telecom na área de Infraestrutura e Segurança da Globo.

Belonio afirmou que pontos de conexão e transporte de dados deixou o trabalho remoto mais confiável. “O aumento da oferta de pontos de conexões e o transporte de dados mais confiável são alguns dos itens que a deixaram ainda mais viável. O desafio é a conexão. Precisamos melhorar a infraestrutura de locais de evento e a conectividade em longa distância. Talvez o 5G seja um viabilizador de mais produções. Não conseguimos ainda entregar tudo ao mesmo e em todo lugar. É uma equação difícil de se resolver, contudo caminhamos para isso”, apontou Mauricio Belonio, diretor da Alliance.

João Paulo Quérette, fundador e CEO da ALFRED, analisou as variáveis que precisam ser consideradas para realizar a produção remota. “Conexão, ferramentas, segurança e workflow são essenciais”, ponderou. Ele ainda destacou que a edição na nuvem ainda tem um custo mais alto atualmente, com uma tendência de redução.

Fernando Wiktor, porém, ressaltou que, com a produção na nuvem, é poosível eliminar vários fatores dificultadores e o sinal chega para qualquer pessoa, em qualquer local. “Precisamos ter uma comunicação no lugar do evento antes de subir para a nuvem. Já existe a cloud edge, onde você leva a nuvem para onde está a produção, o que permite, tranquilamente, segurar uma transmissão. Ainda não estamos neste nível de evolução, precisamos do link fixo, mas é um caminho”, destacou Fernando Wiktor, gerente de soluções de Telecom na área de Infraestrutura e Segurança da Globo.


Com a produção na nuvem, é possível eliminar vários fatores dificultadores e o sinal chega para qualquer pessoa, em qualquer local | Crédito SET

A sala 01 e o Dia do Rádio

O "Dia do Rádio" no SET Expo 2022 será na sala 01. A informação é relevante pelo fato de ser o principal espaço do congresso, inclusive onde ocorreu a abertura oficial do evento. São esperadas mais de 360 pessoas por painel nesta quinta-feira (25), sendo o maior público já destinado ao rádio em todas as edições do SET Expo. O espaço também é o maior que a associação destinou a esse tipo de programação. As demais salas acomodam cerca de 180 pessoas.

A grade é iniciada com o "O Futuro do Rádio está nas redes?". Moderado por Daniel Starck (tudoradio.com) e Eduardo Cappia (EMC/AESP/SET), os palestrantes Luiz Benite (Rede Massa FM), Carlos Aros (Grupo Jovem Pan) e Jean Pierre Zanetti (Grupo Bandeirantes) vão debater sobre o tema. É fato que as redes de rádio passaram por um forte processo de expansão nos últimos anos, mas como aliar isso com as práticas locais que o rádio demanda? E qual o espaço de projetos que não atuam em rede?

Logo na sequência, às 11h00, a sala 1 receberá o painel "Rádio 100+ A Mídia, O Ouvinte e o Negócio", moderado por Marco Moretto (Hot 107 FM/AESP) e Marco Túlio (ZYD Digital/SET). Em pauta estarão temas como distribuição e atuação multiplataforma, podcasts, métricas e a evolução constante do rádio como negócio digital. Nomes como Giovana Alcantara (Kantar IBOPE Media), Rodrigo Tigre (Estravision Cisnero Interactive) e Allen Chahad (Grupo Bandeirantes) vão debater sobre o tema.

A partir das 14h00, Robson Ferri promete apresentar "A palestra mais frustrante da SET Expo 2022". Na descrição curiosa sobre o painel, o empresário afirma que "em uma hora e meia do tempo destinado à apresentação, logo após o almoço, não conseguiu sensibilizar convidados… então irá fazer um “stand up alone”. Boa sorte aos que se aventurarem a entrar na sala 1". Antes do fechamento sobre a grade, essa parte da programação indicava o tema "criatividade".

Sala 2, também no Dia do Rádio (25)

Perto da hora do almoço, a programação do SET Expo foi ampliada e contará com os painéis do SET Express. Sobre rádio, na sala 2 a partir das 12h45, o moderador Ronald Almeida (O Povo/SET Nordeste) receberá as palestrantes Juliana Paiva (RadioData) e Carolina Sasse (Cadena Sistemas) para apresentações sobre atuais e novos modelos de negócio para o rádio, seja sobre conteúdo como também sobre as ferramentas utilizadas.

Também na sala 2, às 14h00, a sessão 1 do "Call for Papers" terá Ticiane Pfeiffer, superintendente da Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), com a palestra "Publicidade do Meio Rádio e métricas de audiência". A programação desse painel conta com trabalhos científicos que foram submetidos ao Call for Papers promovido anualmente pela SET.

O SET Expo 2022 - Serviço

O SET Expo, considerado o maior evento voltado à área de comunicação na América Latina, será realizado entre os dias 22 e 25 de agosto em São Paulo, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, zona norte da capital paulista).

O tudoradio.com atuará como media partner do SET Expo 2022. O portal também esteve presente como apoiador na divulgação da programação nas edições de 2017, 2018 e 2019. Já a cobertura da feira e do congresso ocorre de forma ininterrupta pela equipe do tudoradio.com desde 2009.

Já a feira de serviços contará com diversas empresas voltadas ao mercado de rádio. Entre as marcas confirmadas estão a Cadena Sistemas, Sinteck Next, Dário Produções, entre outras. Clique aqui para conferir a lista completa e a localização das marcas no pavilhão.

+ Cobertura tudoradio.com: Clique aqui para conferir as matérias já publicadas sobre o SET Expo 2022

Relembrando: a abertura da feira será no dia 23 (terça-feira) e o Dia do Rádio (SET Rádio) no dia 25 (quinta-feira). Para mais informações e registros de participação, acesse: https://set.org.br/events/setexpo

Informação resumida do serviço:

SET EXPO 2022
Feira: 23 a 25 de Agosto de 2022
Congresso: 22 a 25 de Agosto de 2022
Onde: Pavilhão Azul do Centro de Convenções do Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP

Com informações da assessoria de imprensa da SET

Tags: SET Expo 2022, SET Rádio, cobertura, painéis, programação, feira, congresso, streaming

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.