Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 08 de Setembro de 2022 @ 15:08

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos. Monarca tinha relação com a BBC desde a década de 30

São Paulo – Grupo de comunicação BBC está com ampla cobertura sobre o falecimento da monarca, que teve relacionamento estreito com o conglomerado

Publicidade

A Casa Real britânica anunciou oficialmente em sua conta no Twitter a morte da Rainha Elizabeth II nesta quinta-feira (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. Os quatro filhos da rainha, Charles, Anne, Andrew e Edward, foram até a Escócia quando foi anunciado que a rainha estava sob supervisão médica. Seu neto, o príncipe William, também foi até o castelo de Balmoral. A BBC está com ampla cobertura sobre a morte da monarca, que teve relacionamento estreito com o conglomerado de comunicação britânico. A coroa britânica teve um papel fundamental na trajetória dessa gigante da radiodifusão.

"A BBC começou em 1922, ou seja, apenas quatro anos antes do nascimento da rainha Elizabeth II. Ao longo de todo esse tempo, a empresa se firmou como o melhor exemplo de comunicação pública do mundo. A coroa britânica cumpriu um papel decisivo nesse sentido. Ela ajudou a garantir a independência da BBC, que conseguiu se manter distante dos interesses da maioria dos governos que se sucederam no regime parlamentarista que vigora na Inglaterra", afirma Fernando Morgado, professor e consultor de mídia.

Durante sua vida, Elizabeth II esteve várias vezes na sede do conglomerado. Um blog da BBC contou a história da rainha, mostrando fotos da monarca com seus pais Rei George VI e Rainha Elizabeth na Sala de Controle da Broadcasting House em março de 1939.

Uma das últimas visitas da rainha ao grupo ocorreu quando ela inaugurou oficialmente as reformas na Broadcasting House da BBC, criando um momento memorável na TV quando ela apareceu atrás dos locutores no ar. Ela já havia feito uma transmissão ao vivo na BBC Radio 4, na qual disse que era um "grande prazer" ver a nova sede da BBC no centro de Londres.

Durante uma visita ao prédio, ela conheceu muitos dos maiores nomes da BBC. O duque de Edimburgo também deveria comparecer, mas foi internado no hospital dias antes para uma operação. Na ocasião, O presidente da BBC Trust, Lord Patten, e o diretor-geral da BBC, Tony Hall, conheceram a rainha e a acompanharam na primeira parte de sua visita.

Ainda durante esta visita, a rainha conheceu vários funcionários da BBC Radio 4, incluindo o apresentador do Today, John Humphrys. A rainha então se juntou a outro apresentador do Today, James Naughtie, e Sian Williams ao vivo na Radio 4, onde ela deu um breve discurso para declarar aberta a nova casa da BBC. "É um grande prazer visitar a BBC hoje e vê-la em sua nova casa", disse ela.

Elizabeth II já havia visitado a Broadcasting House em cinco ocasiões anteriores, mas todas antes do extenso projeto da BBC para reformar, modernizar e expandir o prédio para acomodar funcionários sendo transferidos do Television Centre, que foi fechado em março.

O edifício abriga agora mais de 30 estações de rádio domésticas e do Serviço Mundial, três canais de notícias de TV 24 horas, todos os principais boletins de notícias da BBC e é o local de trabalho para 6.000 funcionários da BBC de televisão, rádio, notícias e serviços online da BBC.


Foto de Elizabeth II, na época pré-adolescente, com seus pais em visita à BBC, em 1939 / crédito: BBC Blogs


Rainha durante a reabertura da Broadcasting House (BBC), em 2006 / crédito: BBC Blogs


Rainha durante a reabertura da Broadcasting House (BBC), em 2006 / crédito: BBC Blogs

Clique aqui para conferir todos os registros publicados pelo "BBC Blogs"

Com informações da BBC

Tags: Rádio, Rainha Elizabeth II, falecimento, BBC, Londres

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.