Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Ao buscar por uma rádio, que tipo de conteúdo você procura?

Enquete

Sexta-Feira, 23 de Setembro de 2022 @ 17:04

STF torna válido critérios de retransmissão de rádio na Amazônia Legal

Brasília - A decisão foi tomada de forma unânime durante sessão virtual encerrada na última sexta-feira (16)

Publicidade

Em sessão virtual, o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou a constitucionalidade da norma que autoriza as emissoras localizadas nas capitais da Amazônia Legal a retransmitir sua programação para os municípios do interior de seus respectivos estados. O dispositivo consta na Lei que dispõe sobre o Serviço de RTR (Retransmissão de Rádio) na Amazônia Legal.

A decisão foi tomada de forma unânime durante sessão virtual encerrada na última sexta-feira (16) no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6287, ajuizada pelo Partido Liberal (PL). A legenda argumentava que a restrição afrontaria o princípio constitucional da isonomia e feriria a concorrência, já que poderia privilegiar as emissoras de rádio que operam nas capitais, em detrimento daquelas situadas nos demais municípios da região.O dispositivo em questão consta da Lei 13.649/2018, que dispõe sobre o Serviço de Retransmissão de Rádio (RTR) na Amazônia Legal.

O colegiado seguiu o voto da relatora do processo, ministra Rosa Weber, que julgou o pedido improcedente. Segundo ela, a Lei 13.649/2018 tem como premissa o fortalecimento do vínculo entre a capital dos estados da Amazônia Legal e suas áreas isoladas, rurais ou ribeirinhas

Weber ressaltou que a norma institui modalidade extraordinária de outorga de serviço de radiodifusão sonora, voltada à Amazônia Legal, e que é de caráter precário e não oneroso, sujeita a condições e obrigações peculiares e que visa ao atendimento de objetivo de desenvolvimento específico para essa região. Ela frisou, ainda, que o objetivo da norma é levar aos locais mais distantes da região informações disponibilizadas nos grandes centros urbanos, seja para conferir-lhes os mesmos direitos dos habitantes das capitais, seja para estreitar os laços da região

Com informações da Associação dos Advogados de São Paulo

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: STF, Retransmissão, Rádio, Amazônia Legal, Lei, Decisão, Sessão

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.