Quinta-Feira, 13 de Outubro de 2022 @ 11:04
São Paulo – Combinação entre plataformas de publicidade digital com rádio elevam os resultados dos anunciantes
Uma nova pesquisa da Nielsen apontou que quando os anunciantes utilizam uma combinação de plataformas de publicidade digital com rádio, os resultados são muito mais fortes. O estudo, intitulado “Como funciona a publicidade da Advertising Research Foundation”, abordou mais de 5 mil campanhas em 12 anos de dados de publicidade em 41 países em mais de 100 categorias.
De acordo com a Nielsen, o valor aplicado em publicidade no período nestes países estudados foi na ordem de US$ 375 bilhões. Com esses dados em mãos, Pierre Bouvard, da Cumulus/Westwood One, defende o uso de rádio e digital em conjunto para obter resultados mais fortes para seus anunciantes.
Em seu último blog sobre o tema, Bouvard diz que o rádio AM/FM é um acelerador de alcance. “O alcance da campanha aumenta de +27% a +94% quando o rádio AM/FM é adicionado a um plano somente digital”, escreveu o CEO.
Para cada uma das três campanhas digitais (pesado, médio e leve), a adição do rádio AM/FM foi precificada como um aumento de 20% no plano digital básico. De acordo com a Nielsen Media Impact, a plataforma de otimização de mídia, campanhas digitais pesadas, médias e leves veem um aumento no alcance de audiência quando o rádio AM/FM é introduzido no plano de mídia.
Um plano digital pesado vê o alcance da campanha aumentar +27% com a adição de rádio AM/FM
Um plano digital médio gera um crescimento de alcance de +38% quando o rádio AM/FM é introduzido
Um plano de mídia digital leve descobre que o alcance da campanha quase dobra (+94%) quando o rádio AM/FM é adicionado ao plano
Bouvard disse, ainda, que o maior aumento de alcance ocorre com a adição de rádio AM/FM à menor campanha digital. “Os anunciantes com orçamentos pequenos às vezes se preocupam que a adição de novas plataformas de mídia possa se espalhar muito. Essas novas descobertas da Nielsen devem ser notícias empolgantes para anunciantes com pequenos programas de orçamento digital”, explicou.
“O aumento de 20% no orçamento para adicionar rádio AM/FM à pequena campanha digital resulta em uma duplicação de alcance surpreendente”, finalizou.
Veja também:
> Artigo "Podcasting vs. Rádio?", por Henrique do Valle
> iHeartMedia passa a medir consumidor e impacto de anúncios em toda sua cadeia de transmissão de rádio
> BIA Advisory lista o top 10 de faturamento em rádio nos Estados Unidos. iHeartMedia segue liderando
> Investimento em anúncios digitais avançam 12% no 1º semestre de 2022
> Kantar IBOPE Media realiza nesta sexta-feira (30) um webinar especial sobre o Inside Radio 2022
Com informações do Radio Ink
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.