Tudo Rádio
ÚLTIMAS DA
REDAÇÃO
NotíciaCarlos Massaro

TSE divulga texto informando que não é a responsável pela distribuição de materiais de campanha eleitoral

Brasília – Segundo o tribunal, compete às emissoras de rádio e TV cumprirem a legislação eleitoral


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu uma nota no final da manhã desta quarta-feira (26) informando que não é a responsável pela distribuição de materiais de campanha. O tribunal ainda afirma que compete às rádios e TV cumprirem a legislação eleitoral sobre a veiculação da propaganda eleitoral durante a campanha.

adstexto

Segundo o TSE, “são as emissoras de rádio e de televisão que devem se planejar para ter acesso às mídias e divulgá-las seguindo as regras estabelecidas na Resolução TSE nº 23.610.” O tribunal ressaltou, ainda, que as emissoras contam com o pool de emissoras que se encarrega do recebimento das mídias que são encaminhadas pelos partidos.

Em geral, esse material é enviado em formato digital, com a geração de sinal dos programas eleitorais. O TSE destacou ainda que o pool de emissoras de rádio e televisão está localizado na sala V-501, na sede do TSE, mas é formado por representantes dos principais canais de comunicação do país. 

O telefone para atendimento de candidatas e candidatos, partidos políticos, coligações e federações partidárias é o (61) 3030-7138. O espaço conta também com uma equipe de servidores do Tribunal. Além disso, o material a ser distribuído pelo pool é de responsabilidade dos partidos e devem ser encaminhados por e-mail para o endereço [email protected]. 

Já com relação às propagandas de rádio, os materiais devem ser enviados para o e-mail [email protected]. Nos dois casos, para fins de controle e acompanhamento, o TSE apenas recebe cópias dos mapas de mídia e formulários das inserções e das propagandas pelo e-mail [email protected].

O TSE disponibilizou também o link de acesso aos mapas de mídia, que pode ser acessado aqui.

Veja mais:
> Caso inserções eleitorais: ASSERPE emite nota, campanha entrega relatórios de auditoria e TSE exonera servidor
> Equipe de Bolsonaro questiona inserções da propaganda eleitoral em rádios do país

TSE exonera servidor

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exonerou o servidor Alexandre Gomes Machado, assessor de gabinete da Secretaria Judiciária da Secretaria-Geral da Presidência, setor que é responsável pela coordenação do pool de emissoras que transmitem a propaganda eleitoral em rádio e TV. Segundo informações que foram apuradas pela CNN, o servidor cuidava do pool de emissoras e rádios.

Após a exoneração, o servidor procurou a Polícia Federal (PF) para prestar depoimento e disse que informou ao TSE sobre existências em falhas na fiscalização da inserção das propagandas. Alexandre Machado ocupava o cargo do qual foi exonerado no TSE desde abril deste ano. Anteriormente, ele já havia trabalhado no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) e no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Em nota, o TSE afirmou que a exoneração “faz parte das alterações que o presidente da corte, Alexandre de Moraes, tem promovido em sua equipe após assumir o cargo”. Segundo o servidor, não foi informado o motivo da exoneração e que decidiu comparecer à PF por ter se sentido vítima de abuso de autoridade e por temer por sua integridade física.

Compartilhar:
Carlos Massaro

Carlos Massaro

  • Carlos Massaro – Radialista e jornalista, já atuou como coordenador artístico da Band FM de Promissão/SP e como locutor nas afiliadas da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa FM de Avaré/SP. Também trabalhou como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP, além da Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3, ambas de Ourinhos/SP. É advogado inscrito na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Está no tudoradio.com desde 2009, sendo responsável pela atualização diária da redação do portal. LinkedIn
  • Leia também