Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 04 de Novembro de 2022 @ 10:53

Após trocas de canais na Baixada Santista, Estilo FM volta a ser captada na Grande São Paulo

São Paulo - Inversões de canais entre duas concessões da Rede Mundial possibilitaram retorno da Estilo FM ao dial da Grande São Paulo

Publicidade

Após trajetórias pelas sintonias 92.5 FM de São Paulo e 102.1 FM da região metropolitana, a marca Estilo FM, de formato adulto-contemporâneo, é percebida novamente no dial FM da capital paulista e cidades vizinhas. A atual Estilo FM 93.3 foi captada a partir de terça-feira (1º) por vários ouvintes que entraram em contato com o tudoradio.com, informando a novidade. O retorno da emissora adulta-contemporânea da Rede Mundial (antiga CBS) foi possível após uma troca de canais entre duas concessões localizadas na Baixada Santista. Acompanhe:

Nos últimos anos, havia a intenção de levar a 102.9 FM de Cubatão para transmitir a partir da Serra do Mar, o que iria conferir à estação uma cobertura de sinal em toda a Baixada Santista e também na Grande São Paulo. Porém, apesar da sintonia não contar com uma FM sediada na região metropolitana da capital paulista, a frequência tem vizinhas próximas nas áreas de planalto: Band Vale FM 102.9 de São José dos Campos, Mais FM 102.9 de Itatiba e Rádio Mix FM 102.9 de Capão Bonito e a Band FM 102.7 de Sorocaba em canal adjacente.

A operação a partir da serra do mar para a estação de Cubatão foi possível após uma troca de canal com outra concessionária da Baixada Santista. A até então 93.3 FM de São Vicente, que já atuou como Rádio Brasil Atual, News FM e, mais recentemente repetia a programação da Estilo FM, teve sua sintonia invertida com a FM de Cubatão. Resultado: a estação de São Vicente foi acomodada em 102.9 FM, mantendo a sua transmissão a partir do litoral, enquanto a concessão de Cubatão ficou com a frequência 93.3 FM.

Nos últimos dias, o sistema da Anatel conhecido como Mosaico, indicou a troca de canal e a ampliação do porte técnico da FM de Cubatão, saindo então de 102.9 FM para operar em 93.3 FM, mudando também a classe de operação de A4 para A1. E a partir de terça-feira, ouvintes da Grande São Paulo começaram a relatar a presença da Estilo FM 93.3 na região. Os melhores pontos de sintonia foram percebidos em São Bernardo do Campo, Mauá, Ribeirão Pires e também em vários bairros da zona leste paulistana. 

Por não contar com uma estação licenciada para São Paulo e região nos últimos anos, a 93.3 FM costumava ser uma frequência ocupada por transmissões supostamente irregulares, não listadas como autorizadas no sistema da Anatel. Por ser um canal que hoje sofre com esses tipos de interferência, a tendência é de que neste inicio a Estilo FM ainda conte com obstáculos para ser captada com facilidade em praticamente toda a Grande São Paulo. Hoje, a sintonia na área central e na zona oeste da capital paulista é praticamente inexistente.

Hoje a operação da 93.3 FM parte de São Bernardo do Campo, acima dos 760 metros de altitude, na região de serra, na divisa municipal com Cubatão. E o sinal na Baixada Santista é de qualidade local.

O que muda para o ouvinte?

Basicamente a área de cobertura. Pois tirando esses detalhes de troca de canais entre duas estações, que são operadas pela Rede Mundial, o ouvinte da Baixada Santista só percebeu uma sintonia mais ampla da Estilo FM 93.3. O motivo: antes da inversão das frequências, a concessão de São Vicente já estava carregando a programação adulta-contemporânea da marca, enquanto a de Cubatão atuava como Mais FM 102.9 (de formato popular/hits). 

Aliás, a Baixada Santista foi a região que ficou com a Estilo FM fixada em seu dial FM por mais tempo desde a virada de 2020 para 2021, quando a marca deixou os 102.1 FM da Grande São Paulo. Na época, a emissora de formato adulto-contemporâneo era ouvida pela 100.3 FM da Praia Grande, canal que hoje atua como Kiss FM 100.3 (também da Rede Mundial).

Em São Paulo, a trajetória mais significativa da Estilo FM ocorreu entre setembro de 2017 e fevereiro de 2019, em 92.5 FM. Depois, com a ida da Kiss FM para a sintonia, a Estilo FM foi deslocada para 102.1 FM (Arujá), onde permaneceu até dezembro de 2020. A marca é uma sucessora da antiga Iguatemi Prime FM / Prime FM e, recentemente, teve uma sinalização que irá atuar como rede em outros mercados da Mundial, como Campinas (96.7 FM de Sumaré e 98.1 FM de Itatiba) e interior de Goiás (Cavalcante, em 88.5 FM) e região de Ribeirão Preto (98.9 FM de Santa Rosa de Viterbo).

Cronologia da Estilo FM:
> Extra: 92.5 FM de São Paulo redefine o seu nome fantasia para Estilo FM
> Plantão: Kiss FM passa a transmitir a sua programação em 92.5 FM e substitui a Estilo FM no canal
> Adore FM, Estilo FM, Deus é Amor e Kiss FM estão envolvidas em trocas de canais entre São Paulo e o litoral
> Estilo FM deixa o dial da Baixada Santista e fica restrita à Grande Campinas
> Estilo FM retoma operação em FM na Baixada Santista (SP)


Logotipo apresentado pela Estilo FM com a nova sintonia / Crédito: site da Rede Mundial

Colaborações de Diórgenes Lopes, Luiz Fernando da Silva, Marcos Calixto, João Guilherme e Marcelo Nantes


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Estilo FM, Santos, São Vicente, São Paulo, Cubatão, canais, Baixada Santista

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.