Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2023 @ 07:31

Panorama: FM O Dia avança de novo e JBFM retoma vice-liderança no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Maioria das emissoras posicionadas no top 10 apresentaram crescimento de audiência, impulsionando a alta do FM carioca

Publicidade

A notícia é positiva para o rádio carioca: a adição do primeiro mês de 2023 na contagem trimestral da pesquisa da Kantar IBOPE Media mostrou um avanço consistente de audiência do FM na comparação com a pesquisa anterior. E a alta foi possível devido ao bom desempenho da maioria das estações medidas na pesquisa. Destaque para os dois maiores volumes, que apresentaram variações significativas em seus números. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre novembro de 2022 a janeiro de 2023):

Líderes em alta

O desempenho da FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) continua impressionando: a emissora obteve mais um avanço de audiência, rádio que já vinha de altas nas medições anteriores. Agora, a 100.5 FM supera a expressiva marca de 300 mil ouvintes por minuto em filtros "comerciais" (segunda à sexta-feira/06h-19h/FM+WEB) e superou a barreira dos 240 mil no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Trata-se da 11ª vez consecutiva que a FM O Dia está na liderança geral de audiência. Outro detalhe importante: a 100.5 FM também cravou mais de 3.6 milhões de ouvintes no alcance 30 dias, um recorde.

Também é destaque o avanço na média de audiência da JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo), emissora que apresentou uma boa evolução na maioria dos períodos. Com isso, a JBFM retomou a vice-liderança geral de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que já detinha essa condição no "comercial" (segunda à sexta-feira/06h-19h/FM+WEB) e também em alcance, onde está em alta, com 2.7 milhões em 30 dias. A JBFM obteve o segundo maior avanço absoluto de audiência entre todas as FMs da pesquisa, logo após a FM o Dia.

A Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) segue no top 3 de audiência nos principais períodos da pesquisa, não estando distante da JBFM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mantendo boa vantagem para a sequência do ranking FM de audiência e seguindo acima de 2 milhões no alcance 30 dias.

Sequência de altas

A sequência do ranking FM de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) foi de alta nos índices das emissoras. Ou seja, Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes), 93 FM 93.3 (religiosa/gospel), Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits-esportes) e Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop) ampliaram seus volumes de audiência no Rio de Janeiro, com cada uma isolada em sua respectiva colocação.

Destaque para a Rádio Globo em alcance, que passa a superar a marca de 2 milhões de ouvintes em 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os locais), passando a ter o terceiro maior valor do Rio nesse quesito.

Mais destaques

A maior alta percentual de audiência no top 10 do Rio de Janeiro foi vista no índice da Positividade FM 104.5 (jovem/adulto-pop), que avançou em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e só não ganhou posição devido o bom desempenho obtido pela SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo), rádio que aparece à frente nos filtros gerais e teve uma variação positiva consistente em audiência.

A BandNews FM 90.3 (jornalismo/esportes) também foi destaque na atual medição ao ganhar uma posição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estando também um pouco mais próxima da Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes, rádio que completa o top 10 entre as FMs assinantes da pesquisa). 

Quem deteve o maior avanço percentual no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) em audiência foi a Novabrasil FM 89.5 (adulto/nacional), rádio que ganhou uma posição na comparação com a pesquisa passada e agora está mais próxima da CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes). A Antena 1 FM 103.7 (adulto-contemporâneo) também cresceu e aparece na sequência da Novabrasil FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Resumo dos destaques/mudanças:

- FM O Dia avança de novo em audiência e crava marca histórica de 3.6 milhões em alcance
- JB FM volta para a vice-liderança de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- Rádio Globo volta para o top 3 de alcance no Rio
- Positividade FM apresenta a maior variação percentual positiva de audiência do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- BandNews FM e Novabrasil FM ganham posições no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)

Veja também:
> Panorama: FM O Dia, 93 e Rádio Mix FM avançam no Rio de Janeiro. Rádio Melodia retoma vice-liderança de audiência

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.


Vista panorâmica do Pão de Açúcar e do complexo de morros da Urca, no Rio / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Rio de Janeiro, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.