Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2023 @ 07:28
Ribeirão Preto - Tradicional marca da principal FM do grupo é totalmente repaginada e já está presente nas aplicações digitais da estação
O Sistema Clube de Comunicação, sediado em Ribeirão Preto (SP), prossegue com o processo de modernização de reposicionamento de suas operações de rádio no interior de São Paulo. Após efetivar a estreia da R83 FM 83.1, uma emissora originada da antiga Rádio Clube AM 660, o grupo paulista apresentou a nova marca de sua principal emissora em FM: a Clube FM 100.5, também de Ribeirão Preto. O novo logotipo já está aplicado no portal da estação na internet, assim como nos canais sociais da FM no digital.
A troca de marca da Clube FM chama a atenção por vários motivos: a novidade encerra a tradicional aplicação nas cores azul e amarelo, que vem desde o final da década de 80 e foi repaginada ao longo das últimas décadas. Agora, o logotipo conta com outra identidade visual completamente diferente, fazendo uma junção do nome da rádio, frequência em FM e o slogan "Tá na Clube, tá legal", com aplicação inicial nas cores azul (contorno ou fundo) e branco (letras).
O novo logotipo, assim como a arte relacionada à ele, passou a ser inserido nos canais digitais da Clube FM a partir do último dia 8, passando a aparecer também em campanhas promocionais, adaptando a arte de cada ação. Já o logotipo anterior ainda segue aparecendo, já que há um período de transição para a inclusão da nova marca nos materiais relacionados à Clube FM.
A marca também conta com uma emissora irmã em São Carlos (SP), a Clube FM 104.7 (popular/hits), que tem execução local, mas segue a mesma linha artística e promocional da emissora de Ribeirão Preto. Por enquanto, a 104.7 FM não seguiu a alteração da arte vista na 100.5 FM.
Segundo o que apurou o tudoradio.com, está prevista uma campanha de divulgação da nova arte da Clube FM de Ribeirão Preto, entre os meses de março e abril. Será nesta época que a Clube FM de São Carlos terá o seu logotipo renovado.
No ar em 100.5 FM, a Clube FM é uma rádio de formato popular/hits e é considerada uma das principais estações do país. Chama a atenção do mercado pelo seu porte técnico, forte presença em eventos e ações promocionais, plástica e resultados de audiência ao longo de sua trajetória, tendo como foco toda a região de Ribeirão Preto.
Novo logotipo da Clube FM de Ribeirão Preto
Novidades no Sistema Clube
Recentemente, o Sistema Clube de Comunicação implantou a R83 FM 83.1 de Ribeirão Preto, estação que é formatada para público jovem, com foco principal na faixa etária até 25 anos. Com uma linguagem e um playlist que passa por artistas do Pop nacional, internacional, hip hop, trap, funk, entre outros gêneros, a R83 FM é originada da Rádio Clube AM 660 e teve sua inauguração oficial em janeiro passado.
Já a sequência da tradicional Rádio Clube AM de Ribeirão Preto é comandada integralmente pela Rádio Clube 1 FM 96.7, estação que desde 2017 atua em conjunto com o que estava no ar em AM 660. Nos últimos anos a frequência em FM passou por uma série de investimentos técnicos que ampliaram a abrangência da estação na região de Ribeirão Preto e consolidaram a presença da Rádio Clube em seu projeto.
Além das já citadas, o Sistema Clube de Comunicação também opera em Ribeirão Preto a 106 FM Sertaneja FM 106.7 (popular/sertaneja) e a Melody FM 94.1 (adulto-contemporâneo). E em São Carlos, o grupo também é responsável pela 91 FM Sertaneja FM 91.1 (popular/sertaneja, rádio que iniciou essa leva recente de novidades nas FMs do grupo).
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.