Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 16 de Fevereiro de 2023 @ 07:31

Tendências | Anatel diz que 72% dos aparelhos celulares vendidos no país têm chip FM ativado

Brasília - Dados foram repercutidos pelas associações do setor. Expectativa é ampliar esse percentual, que já é considerado alto

Publicidade

O Brasil conta com um grande contingente de aparelhos celulares com o chip FM ativo de fábrica, ou seja, são dispositivos que têm a plena capacidade de captar rádio FM e oferecem esse tipo de serviço como algo padrão de suas funções. Segundo um levantamento da Anatel, são 72% dos aparelhos comercializados no país que dispõe dessa funcionalidade para o usuário, cenário consideravelmente favorável ao rádio brasileiro na comparação com o que é observado em outros países. Os dados foram repercutidos na semana passada por associações do setor, que consideram o resultado "uma conquista da radiodifusão".

Em 2021, a Anatel publicou o Ato nº 10.003/2021, que regulamentou a ativação do chip FM nos aparelhos celulares fabricados e comercializados no Brasil. E o trabalho de ampliação da oferta de receptores nesses dispositivos foi facilitada pelo fato da ampla maioria dos aparelhos presentes no mercado brasileiro serem do sistema operacional Android, que não tem como premissa impedir a ativação do chip, diferente com o que ocorre com a Apple (iPhone, que tem uma parcela maior de mercado nos EUA e na Europa).

Alguns modelos que utilizam o sistema operacional Android não dispõe do FM ativado como função padrão de fábrica, mas ao longo dos últimos dois anos várias marcas anunciaram que farão o processo em etapas. Segundo relatos de usuários que entraram em contato com o tudoradio.com, isso tem acontecido em alguns modelos, com a atualização do software da marca e também, em alguns casos, do sistema operacional presente no aparelho.

Outro detalhe relevante é que o rádio é acessível além do FM: ou seja, esse universo de 72% dos aparelhos com chip FM ativo é o principal campo que o rádio explora, afinal o uso de radiofrequência para transmissão de seu conteúdo é de longe o carro-chefe das emissoras em todo o planeta. Mas o streaming de áudio, crescente em uso, é outro complemento importante e está tanto no universo de aparelhos no modelo smartphones com o Chip FM ativado como aqueles que não dispõe do serviço.

Em resumo, segundo os fabricantes de celulares, atualmente existem, no Brasil, 189 modelos com a função do Chip FM habilitada, o que corresponde a cerca de 72% dos 264 aparelhos homologados desde 16 de novembro de 2011. Pela facilidade de atualização dos sistemas, o celular com FM ativado também tem sido um aliado na popularização da faixa eFM (FM estendida, usada hoje nos grandes centros para as AMs que migraram para o FM, em trabalho iniciado em 2021).

A ABERT dispõe de um hotsite que mostra a lista de aparelhos celulares que oferecem o FM ativo em seus dispositivos. Acesse: https://www.abert.org.br/web/celulares.

Relacionadas:
> Integrado ao chip FM em smartphones, aplicativo Freeradio é lançado na Google Play Store
> Samsung disponibiliza atualização de software que libera a faixa FM estendida em smartphones
> Anatel regulamenta ativação do chip FM em celulares produzidos no Brasil


Rádio Banda B de Curitiba, que opera em eFM, sendo captada após atualização feita pela Samsung, em fevereiro de 2022 / Reprodução tudoradio.com

Tags: Rádio, Anatel, chip FM, smartphone, Brasília, Anatel, ABERT

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
Tudo Rádio - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.