Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 17 de Fevereiro de 2023 @ 22:16

Associações de radiodifusão emitem notas sobre ações de movimentos contra veículos de comunicação

Brasília - Notas à imprensa foram emitidas nesta sexta-feira (7) e são relacionadas às ações feitas pelo Sleeping Giants Brasil

Publicidade

Atualizado às 21h04 - 22/02 - Nesta sexta-feira (17), quatro associações do setor de radiodifusão emitiram notas à imprensa manifestando preocupação com as "campanhas de boicote" promovidas pelo Sleeping Giants Brasil contra determinados veículos de comunicação. Dentre as entidades que se manifestaram estão a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (AESP), a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABRATEL) e a Associação Paulista de Imprensa (API). A ABERT destacou que "acompanha com preocupação as reiteradas campanhas de boicote promovidas pelo movimento Sleeping Giants Brasil, que têm afetado a reputação de veículos de comunicação reconhecidos por sua seriedade e compromisso com a verdade". Na quarta-feira (22) o SERT/SC e o Grupo Jovem Pan se manifestaram sobre o tema, emitindo notas.

Segundo informações divulgadas pela imprensa, o Grupo Jovem Pan, um dos veículos de comunicação que tem sido alvo das campanhas do Sleeping Giants Brasil, entrou com uma ação na Justiça contra o movimento. A empresa alega que as campanhas de boicote são ilegais e violam o direito de liberdade de expressão e o direito ao trabalho. O processo ainda está em andamento.

O Sleeping Giants Brasil foi criado em 2020 e, seguindo a própria descrição do movimento em sua página no Twitter, tem como objetivo "combater a desinformação na internet, fazendo com que anunciantes retirem seus investimentos de sites que propagam notícias falsas e discurso de ódio". A estratégia adotada pelo grupo é pressionar empresas a retirar sua publicidade de sites, perfis nas redes sociais e veículos.

Confira as notas emitidas pelas associações: 

Nota da ABERT

"A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) acompanha, com preocupação, as reiteradas campanhas de boicote promovidas pelo movimento Sleeping Giants Brasil contra determinados veículos de comunicação.
Por meio de suas redes sociais, os perfis de empresas são marcados para que deixem de anunciar em determinadas emissoras de radiodifusão, sob pena de serem constrangidos e expostos junto à sociedade até o atendimento de sua demanda.
Trata-se de inequívoca ação de intimidação que tem por finalidade o enfraquecimento econômico de veículos de comunicação, com graves repercussões e prejuízos a diversos profissionais de imprensa que exercem legitimamente a sua atividade profissional.
A ABERT compreende que tais ações intimidatórias não representam o caminho adequado para o aprimoramento de nossa sociedade, da liberdade de expressão e de imprensa, e do Estado Democrático de Direito.
"

Nota da ABRATEL:

"A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) manifesta preocupação com as crescentes campanhas de intimidação contra veículos de comunicação promovidas pelo movimento Sleeping Giants, uma organização que afirma combater discursos de ódio e desinformação de forma anônima na internet.
A Abratel defende que o exercício do direito de informação, da pluralidade de ideias e da liberdade de expressão são pilares fundamentais da democracia e devem ser garantidos a todos os meios de comunicação social.
A Associação acredita que as divergências devem ser mantidas no campo das ideias e dos debates, mantendo-se o imprescindível respeito às instituições e à Constituição.
"

Nota da AESP:

"A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo - AESP, na sua missão institucional de defesa do setor de radiodifusão, repudia com veemência as sucessivas ações praticadas contra emissoras de rádio e televisão, incitando o ataque e boicote aos veículos de comunicação, tanto pela audiência como pelo mercado publicitário.
Tais ações trazem graves consequências, pois ferem a liberdade de expressão e de imprensa, constitucionalmente assegurados, além de causar diversos prejuízos ao setor, aos profissionais da imprensa livre e ao ouvinte/telespectador, impactando diretamente na manifestação do pensamento, da criação, da expressão e da informação.
A AESP reitera seu compromisso com a democracia e espera que sejam observados a liberdade de imprensa e o Estado Democrático de Direito.
"

Nota da API:

"São Paulo, em 17 de fevereiro de 2023
A Associação Paulista de Imprensa vem a público manifestar seu veemente repúdio à atuação de um grupo que se denomina Sleeping Giants, que vem atuando há algum tempo no Brasil, constrangendo empresários e empresas para que retirem patrocínios de rádios, TVs, Jornais, e de comunicadores, que seriam, pelo seu próprio arbítrio e entendimento, contrários à ideologia abraçada por eles, fazendo um tipo de boicote e censura pela redes sociais de diversas plataformas, sob a capa da defesa da democracia .
Nada mais falso, pois na democracia verdadeira a liberdade de expressão é cláusula pétrea. É valor absoluto.
Como já percebe toda a sociedade civil do nosso país, e sem dúvida, já se aperceberam as nossas autoridades responsáveis pela Rep[ublica, é necessário dar-se um basta definitivo a este tipo de guerrilha midiática que, além de arruinar vidas e reputações, provoca também um desequilíbrio na própria economia do país.
Instamos nossas autoridades, STF, e inclusive o Congresso Nacional, para por termo a este comportamento lesivo à democracia no Brasil.
Encarecemos que tomem imediatamente as providências legais cabíveis para cessar este tipo de radicalismo que está minando o nosso estado democrático de direito.
"

Nota do SERT-SC:

"Associações de rádio, televisão e imprensa se posicionaram contrários à campanha de intimidação que vem sendo veiculada pelo movimento Sleeping Giants. Os alvos da campanha são veículos de comunicação, como o Grupo Jovem Pan.
Entidades ponderam que ações intimidatórias não contribuem para o aprimoramento da sociedade e rebatem que a liberdade de expressão e a pluralidade de ideias devem constituir os pilares fundamentais da democracia.
O Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina rechaça campanhas de intimidação a veículos de comunicação e defende a liberdade de expressão, fator este que culmina na manutenção e desenvolvimento da democracia."

Comunicado do Grupo Jovem Pan

“A trajetória da Jovem Pan é marcada pelo pioneirismo e consequentemente pela coragem. Não é diferente agora. Enfrentamos de frente neste momento uma campanha realizada para desqualificar a nossa marca e nossos parceiros; um movimento inaceitável de cerceamento da liberdade de expressão. Os ataques orquestrados contra a Jovem Pan e seus clientes são uma agressão pública infundada não somente a milhões de brasileiros, que são a nossa audiência, mas também a toda a população deste país. Retirar falas de entrevistados e comentaristas de contexto e criar falsas narrativas sobre o posicionamento editorial da empresa é um método condenável, que ultrapassa limites éticos. Ameaçar empresas e seus clientes é uma tentativa inadmissível de regulação de mídia imposta de forma terrorista, chantagista e marginal a lei. Pluralidade, respeito à diversidade de opinião e à legalidade são bases dos nossos 81 anos de história. O Grupo Jovem Pan usa o trajeto inverso de seus agressores, o legal, e busca no poder público a interrupção desta campanha covarde. Seguimos adiante, produzindo conteúdo e jornalismo comprometido e sério”

Veja também:
> Associações estaduais de radiodifusão e sindicato dos jornalistas também repudiaram ataques aos Três Poderes, em Brasília

Tags: Associações, comunicados, imprensa, veiculos, campanhas, digital, boicote

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.