Segunda-Feira, 09 de Novembro de 2009 @ 11:44
São Paulo – Ouvintes acompanham o fechamento de uma emissora clandestina
"Atenção senhores ouvintes da rádio 94,5 Líder. Essa rádio está saindo do ar por ser pirata", Essas foram as palavras usadas por um dos policiais. Uma hora depois, o dono da transmissora apresentou alguns documentos, mas nenhum deles autorizava o funcionamento da rádio.
O comunicado foi usado quando os policiais chegaram e fecharam ma rádio pirata em Jundiaí, São Paulo, e assumiu o controle da programação para avisar os ouvintes. O locutor fazia uma transmissão quando os policiais chegaram e usaram a própria rádio para comunicar o fechamento.
Além desta operação em Jundiaí, outra rádio pirata foi fechada em Suzano, na Grande São Paulo. A polícia conseguiu prender um sonoplasta e a dona do imóvel que hospedava a rádio, com a ajuda de uma empresa especializada em identificar frequências ilegais. Em apenas uma semana, essa foi a quarta rádio pirata fechada em Suzano.
Anatel questiona funcionamento de rádio comunitária
Outra rádio irregular também está sendo questionada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A Agência teve embargo aceito contra a autorização concedida pela Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça para que uma rádio comunitária continuasse a funcionar enquanto o pedido de autorização não for examinado. A reivindicação da Anatel foi acolhida pela Primeira Seção do STJ.
Fonte: Do Portal G1/Comunique-se
César Porto é jornalista e radialista. Iniciou sua carreira em São Paulo com passagem pela rádio Iguatemi AM da Rede Mundial, entre outras FMs da capital. Atualmente est? na Minas FM 91.5 do Sul de Minas Gerais. Participa da equipe do Tudo Rádio.com desde 2008.