Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 02 de Março de 2023 @ 15:16

ABERT faz alerta para que emissoras fiquem atentas à propaganda partidária gratuita

Brasília - Veiculação da propaganda partidária gratuita por meio de inserções no rádio e na televisão é obrigatória

Publicidade

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) divulgou um alerta para que as emissoras de rádio e TV se atentem à veiculação correta da propaganda partidária gratuita. A transmissão é obrigatória e cabe aos partidos a entrega das mídias das inserções para cada emissora.

Por meio de nota, a ABERT reforça que a veiculação da propaganda partidária gratuita por meio de inserções no rádio e na televisão é obrigatória. A Lei nº 14.291/2022 restabeleceu a obrigatoriedade, regulamentada pela Resolução nº 23.679/22 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A norma estabelece que a propaganda partidária será veiculada apenas por meio de inserções de 30 segundos, no intervalo da programação normal das emissoras, entre 19h30 e 22h30, observado o seguinte:

- As inserções nacionais serão exibidas exclusivamente nas terças-feiras, quintas-feiras e sábados; e as inserções estaduais nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras;

- Em cada emissora, haverá no máximo 10 inserções por dia — o que corresponde a cinco minutos diários — divididas proporcionalmente em três faixas de horário:
a) 19h30 às 20h30: no máximo três inserções.
b) 20h30 às 21h30: no máximo três inserções.
c) 21h30hs às 22h30: no máximo quatro inserções.

- É vedada a veiculação de inserções sequenciais, devendo ser observado obrigatoriamente o intervalo mínimo de 10 minutos entre cada uma delas.

De acordo com a resolução, em caso de comprovada impossibilidade de interrupção da programação normal da emissora entre 19h30 e 22h30, como nas hipóteses de transmissão de evento desportivo e cobertura jornalística ao vivo do programa A Voz do Brasil ou de cerimônias religiosas, as emissoras poderão requerer à presidência do tribunal competente a prorrogação do horário de exibição das inserções de propaganda eleitoral até a meia-noite da(s) data(s) indicadas.

Os radiodifusores devem ficar atentos aos prazos e regras de operacionalização das inserções. Para auxiliar as emissoras, a ABERT preparou um manual com orientações e informações sobre a propaganda partidária que pode ser acessado neste link.

Com informações da ABERT

Tags: Rádio, ABERT, propaganda partidária, Brasília, programação

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.