Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 09 de Março de 2023 @ 07:29

Panorama: Alpha FM e Transcontinental avançam em São Paulo. Band FM lidera em audiência

São Paulo - Jovem Pan FM lidera no alcance geral. Rádio Mix FM entra no top 10 de audiência. 89 FM A Rádio Rock, Kiss FM e Top FM ampliam seus números

Publicidade

A atualização dos dados da pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media não foi positiva para o rádio de São Paulo. Segundo as informações acompanhadas ontem (8) pelo meio, houve um recuo na média de audiência do FM local e também no total de ouvintes únicos, possivelmente impactado pelo período de férias e carnaval, entre outros fatores. Porém, o rádio paulistano vinha de altas consecutivas e segue em patamar elevado se comparado com os dados observados entre 2019 e 2021. Há também uma disputa acirrada por posições no top 5 de audiência. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro de 2022 a fevereiro de 2023):

Líder isolada e disputas no top 5

Apesar de acompanhar a movimentação do meio, o resultado atual foi positivo para a Band FM 96.1 (popular/hits). A emissora manteve a primeira colocação geral de audiência, condição que foi reconquistada na medição passada. E a oscilação do mercado reposicionou a 96.1 FM como líder isolada nos principais períodos da pesquisa, situação que era comum para a estação até a reta final de 2022. O volume atual de audiência da Band FM também está dentro de sua média histórica recente e o total de ouvintes em 30 dias está próximo dos 2.9 milhões no 05h-00h (FM+WEB/todos os locais).

E a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) conseguiu manter a liderança em alcance (está acima de 2.9 milhões em 30 dias no 05h-00h/FM+WEB/todos os locais) e a vice-liderança geral de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora apareceu isolada nessa condição nos principais períodos da pesquisa.

Já a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) apresentou o segundo maior avanço de audiência nos números absolutos dentro do ranking FM do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso a recepcionou um pouco mais próxima da vice-líder geral e ampliou a distância que a separa das demais FMs no top 5. Também a favor da Alpha o fato da FM ter retomada sua posição no top 3 de alcance, sendo o terceiro maior valor de São Paulo nesse quesito (próxima de 2.3 milhões em 30 dias no 05h-00h/FM+WEB/todos os locais).

Outra emissora que avançou e manteve a tendência de alta que já era vista em seus números foi a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits). Isso encostou a emissora na marca dos 2 milhões de ouvintes em 30 dias e também na disputa por colocação com a Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica) no ranking FM de audiência, em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No período de segunda à sexta (06h-19h/FM+WEB), a Transcontinental obteve o segundo maior avanço do FM paulistano, mas nesse filtro a Nativa FM tem mais vantagem. Essas emissoras completam o top 5 de audiência nos principais períodos da pesquisa.

Sequência do top 10

A movimentação atual da audiência FM aproximou várias emissoras no ranking FM em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) segue em vantagem nesse quesito, mantendo assim a sexta colocação geral de audiência e o quarto maior alcance do meio (acima de 2.1 milhões de ouvintes em 30 dias). Nesses dois quesitos a FM é seguida pela Gazeta FM 88.1 (popular/hits).

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) praticamente não viu mudanças em seus números, mantendo a sua condição no top 10 nos principais períodos da pesquisa. A 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativo) aparece logo na sequência, emissora que apresentou variação positiva de audiência no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A novidade no top 10 ficou por conta da Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop). A movimentação atual da audiência reposicionou a emissora no top 10 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já em alcance, a 106.3 FM segue com o sétimo maior valor do meio FM, acima de 2 milhões de ouvintes únicos em 30 dias.

Também é destaque o avanço da Kiss FM 92.5 (adulto/rock), estação que apresentou um dos maiores crescimentos de audiência na pesquisa atual e está muito próxima do top 10 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), ganhando posição em relação à pesquisa anterior. A estação é acompanhada de perto pela Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes).

Mais destaques

A sequência do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) também conta com várias FMs próximas. A lista é iniciada pela Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional), seguida de muito perto pela Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) e tendo a BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) na sequência. No caso da Disney, a emissora ganhou posição na comparação com a pesquisa passada. Já a Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes) aparece logo após a BandNews FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Depois, o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com a CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) e Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), emissoras que estão próximas em audiência e estão dentro da lista de FMs acima de 1 milhão de ouvintes em 30 dias. Aliás, todas as FMs citadas até aqui estão acima dessa expressiva marca.

A Top FM 104.1 (popular/sertaneja), que vem de muitas mudanças em seu projeto, foi um dos destaques da pesquisa por apresentar a maior variação positiva de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso a posicionou próxima da Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) e Rádio Gospel FM 90.1 (religiosa/gospel), que estão à frente. No filtro de segunda à sexta-feira (06h-19h/FM+WEB) a Top FM também obteve o maior avanço da pesquisa e pulou 4 posições, voltando assim para o top 10. 

Resumo dos destaques/mudanças:

- Band FM fica isolada na liderança de audiência na Grande SP
- Jovem Pan FM mantém a liderança em alcance e a vice-liderança de audiência
- Alpha FM pula para o top 3 em alcance e se aproxima da vice-líder em audiência
- Transcontinental FM acirra a disputa por colocação no top 5 de audiência
- Rádio Mix FM retorna ao top 10 de audiência
- Top FM apresenta o maior avanço de audiência em SP

Panorama anterior:
> Panorama: Band FM retoma liderança de audiência em São Paulo. Transcontinental, Metropolitana e Rádio Mix FM também avançam

Total de ouvintes únicos e alcance

A grande maioria das rádios citadas acima completam o grupo que conta com marcas superiores a 1 milhão de ouvintes em 30 dias na Grande São Paulo. O mercado segue com 18 estações nesta condição em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e 7 FMs acima de 2 milhões.

A redação tudoradio.com irá destacar essa condição ao longo deste mês.

Antes…
> Panorama: Jovem Pan FM e Band FM cravam os maiores alcances de São Paulo. Gazeta FM e Rádio Mix FM avançam no ranking

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


Avenida Paulista, próximo ao cruzamento com a Rua da Consolação / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.