Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 20 de Fevereiro de 2023 @ 07:44

Panorama: Jovem Pan FM e Band FM cravam os maiores alcances de São Paulo. Gazeta FM e Rádio Mix FM avançam no ranking

São Paulo - Metropolitana FM também cresce e consolida condição no top 3. Transcontinental FM crava alta consistente

Publicidade

O rádio de São Paulo continua colecionando números importantes na pesquisa que mostra como está o consumo do meio na capital e também na região metropolitana. A última medição realizada pela Kantar IBOPE Media mostrou um avanço na audiência geral do FM, conforme já repercutido pelo tudoradio.com, e também um cenário inalterado no número de estações que concentram marcas expressivas em alcance e no total de ouvintes únicos. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os locais/trimestre novembro de 2022 à janeiro de 2023):

3 milhões

A Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) segue como a FM de maior número de ouvintes únicos em 30 dias e também no alcance 30 dias do rádio na Grande São Paulo. A estação continua acima da marca de 3.1 milhões nesse quesito, o que a mantém isolada nessa condição no ranking FM. Esse é um dos picos registrados pela 100.9 FM nas últimas décadas e a Jovem Pan FM rompeu a barreira dos 3 milhões a partir da medição atualizada em novembro passado, referente ao trimestre agosto a outubro de 2022).

Próxima, a Band FM 96.1 (popular/hits) segue perto da marca dos 3 milhões em alcance 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que aparece agora mais próxima da líder nesse quesito em São Paulo. A 96.1 FM é a estação que tem figurado mais vezes próxima ou acima da marca de 3 milhões em alcance no mercado paulista, considerando os números registrados nos últimos 24 meses. 

Com esses números, ao lado da carioca FM O Dia FM 100.5 (popular/hits), as duas FMs donas dos maiores alcances no mercado paulista estão no top 3 de alcance do país em FM, o que também posiciona essas estações entre os maiores alcances do rádio mundial.

Top 3

A Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) segue como um dos destaques em alcance e no total de ouvintes únicos na Grande São Paulo. Com um novo avanço nesses números, a 98.5 FM manteve sua colocação no top 3 nesses quesitos, aparecendo mais consolidada nessa condição de destaque. Aos poucos a 98.5 FM está se aproximando da marca de 2.3 milhões de ouvintes em 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Avanços 

Em alta, a Gazeta FM 88.1 (popular/hits) está acima de 2.2 milhões nesse quesito e aparece mais próxima da Metropolitana FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), ganhando posição em relação à medição passada. A 88.1 FM é seguida de muito perto pela Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo, também acima de 2.2 milhões) e Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica, que está acima de 2.1 milhões em 30 dias).

A Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) manteve na atual medição a tendência de alta que já era vista na pesquisa passada e avançou novamente em alcance e no total de ouvintes únicos. Com isso, a 106.3 FM ganhou uma posição no ranking FM, agora tendo o sétimo maior alcance, ficando mais próxima de 2.1 milhões em 30 dias. A 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 aparece na sequência e fecha a lista de FMs acima de 2 milhões em 30 dias.

Também é destaque a movimentação da Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) nesses números, emissora que saltou em alcance e está muito próxima da marca de 2 milhões em 30 dias. A 104.7 FM foi a emissora que apresentou a maior variação positiva nesse quesito no top 10, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Mais destaques

Acima de 1.5 milhão de ouvintes em 30 dias estão estações como Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits, acima de 1.8 milhão), Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo, acima de 1.7 milhão) e a Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes, emissora que segue variando de forma positiva nesse quesito). Cada uma está isolada em sua respectiva colocação.

A BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) aparece na sequência, bem próxima da marca de 1.4 milhão em 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estação que vive um de seus melhores momentos em alcance na Grande São Paulo. A estação é seguida de perto pela Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes)

Completam a lista de destaques acima de 1 milhão de ouvintes em 30 dias as emissoras Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional), Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes), Kiss FM 92.5 (adulto/rock) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes).

Números seguem expressivos e acima da média histórica 

Os valores apresentados por essas 18 FMs de São Paulo mostram o impacto que o rádio tem na rotina da população, com cada estação colecionando números que as posicionam entre os maiores canais de comunicação em alcance do planeta, sendo resultado da relevância dos projetos de executados pelas emissoras e também o tamanho do mercado da Grande São Paulo, que está entre os maiores do mundo.

E nos últimos dois anos o FM paulistano passou a concentrar mais rádios acima das marcas de 2 milhões em alcance e total de ouvintes únicos em 30 dias, também no corte que supera 1 milhão. No primeiro quesito, era comum até 2021 ter de três a cinco FMs acima da marca de 2 milhões. 

Já acima de 1 milhão o valor chegava ao teto de 17 estações nessa condição nos últimos anos, mas a maioria delas apresentava números inferiores aos atuais. E, há cerca de 10 anos, era comum três FMs acima de 2 milhões em alcance e cerca de 12 estações acima de 1 milhão. 

Veja também:
> Panorama: Band FM retoma liderança de audiência em São Paulo. Transcontinental, Metropolitana e Rádio Mix FM também avançam
> Panorama: Jovem Pan FM renova melhor marca de ouvintes únicos em São Paulo. Alpha, Mix e Antena 1 também avançam

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


Vista para a Ponte Estaiada, na Marginal Pinheiros / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, alcance, São Paulo, média, universo, ouvintes

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.