Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 12 de Abril de 2023 @ 07:28

Panorama: FM O Dia e JBFM seguem com as maiores audiências. SulAmérica Paradiso avança no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Super Rádio Tupi, Rádio Globo e Positividade FM também expandem médias de audiência no top 10

Publicidade

Na última segunda-feira (10), o Rio de Janeiro recebeu uma atualização dos dados de pesquisa que revelam o consumo de rádio na cidade e na região metropolitana. Os números indicaram certa estabilidade do FM carioca, com leve oscilação negativa na média geral de audiência. Embora a composição do top 10 do ranking FM não tenha mudado, algumas estações se destacaram ao aumentarem suas marcas ou ao manterem posições relevantes. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre janeiro a março de 2023):

Melhor para as líderes

A estabilidade no ranking FM favoreceu as estações com maior audiência no Rio de Janeiro. Assim, a FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) permanece isolada na primeira colocação geral de audiência e alcance (com mais de 3.6 milhões de ouvintes nesse quesito, em 30 dias), registrando as maiores marcas do FM brasileiro para uma única estação em FM. Essa é a 13ª pesquisa consecutiva com a FM O Dia liderando, rádio que está perto da marca de 300 mil ouvintes por minuto no filtro de segunda à sexta-feira (06h-19h/FM+WEB).

A JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo) teve uma leve variação positiva em sua média de audiência no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que lhe permitiu manter a vice-liderança geral de audiência pelo terceiro levantamento consecutivo, posição também mantida no alcance, onde acumula 2.6 milhões de ouvintes, bem acima das rádios que aparecem na sequência. Neste início de 2023 a JBFM mostra movimentos que podem consolidar sua condição de destaque.

A Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) aparece logo em seguida, completando o top 3 de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A estação ocupou a vice-liderança geral no filtro de segunda à sexta-feira (06h-19h/FM+WEB) pela segunda vez consecutiva.

Destaca-se a Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes), que registrou a maior variação positiva de audiência entre as FMs no top 5 durante o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora segue isolada na quarta colocação geral nos principais períodos da medição.

E a 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) completa o top 5 de audiência nos principais períodos da pesquisa, mantendo-se isolada em sua posição atual.

Top 10 movimentado

A Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits-esportes) destacou-se ao apresentar outra variação positiva em sua média de audiência nos principais períodos da medição, mantendo-se isolada na sexta posição geral. Em seguida, a Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop) aparece sozinha em sua colocação.

A SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo) registrou a maior alta percentual de audiência do top 10 no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Essa evolução permitiu que a estação alcançasse novamente uma de suas melhores marcas recentes de audiência, diminuindo a distância que a separa da Mix nos filtros gerais.

A Positividade FM 104.5 (jovem/adulto-pop) também se destaca ao manter sua trajetória de alta e seguir próxima da SulAmérica Paradiso FM em filtros gerais. Assim como sua concorrente no ranking FM, a 104.5 FM renovou novamente uma de suas melhores marcas recentes de audiência.

E a Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-esportes/jornalismo) segue sozinha no complemento do top 10 de audiência nos principais períodos da pesquisa.

Em crescimento, emissoras como Rádio Catedral FM 106.7 (religiosa/católica) e Antena 1 Lite FM 103.7 (adulto-contemporâneo) são as FMs que aparecem mais próximas do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguidas de perto por BandNews FM 90.3 (jornalismo/esportes), Novabrasil FM 89.5 (adulto/nacional) e CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes).

Resumo dos destaques/mudanças:

- FM O Dia aparece pela 13ª vez isolada na liderança geral no Rio
 JB FM mantém vice-liderança de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- Rádio Melodia segue na vice-liderança de audiência no 06h-19h (FM+WEB/seg à sex)
- SulAmérica Paradiso e Positividade FM renovam de novo as suas melhores marcas recentes de audiência

Veja também:
> Panorama: 93 FM e Rádio Mix FM avançam em audiência. FM O Dia segue líder isolada no Rio de Janeiro

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 32 FMs são analisadas na atual pesquisa de consumo de rádio do Grande Rio.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.


Vista aérea da zona sul do Rio de Janeiro, à noite / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Rio de Janeiro, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.