Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 12 de Maio de 2023 @ 17:01

O Rádio Hoje | AESP realiza Retrospectiva NAB Show 2023 que destaca tendências para o rádio e elege nova diretoria

São Paulo – Evento foi realizado nesta quinta-feira (11), na capital paulista

Publicidade

A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) realizou um evento na quinta-feira (11), no Hotel Transamérica Prime International Plaza, onde apresentou uma retrospectiva do NAB Show 2023, que ocorreu no mês passado em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento destacou tendências e inovações no setor de rádio, incluindo a implementação da inteligência artificial, a importância da desregulamentação e a modernização das normas, e um projeto piloto de uso do RDS para emissão de alertas à população. Além disso, no mesmo dia, a AESP elegeu, por aclamação, a nova diretoria que irá liderar a entidade no biênio 2023-2025, tendo Luiz Arthur Cedid como novo presidente.

No período da tarde, a AESP promoveu a Retrospectiva NAB Show 2023. A abertura do evento contou com a presença de importantes nomes da Anatel, como o vice-presidente da agência, Moisés Queiroz Moreira, e Marcelo Augusto Scacabarozi, gerente regional da Anatel no estado de São Paulo. Scacabarozi detalhou o trabalho da agência na tragédia no litoral norte paulista, onde a Anatel contribuiu na localização de pessoas desaparecidas. 

Eduardo Cappia, engenheiro (EMC/SET) e moderador do evento, juntamente com Rodrigo Neves, atual presidente da AESP, mencionaram um projeto piloto em São Paulo. Este projeto envolve o uso do RDS das emissoras para a emissão de alertas prévios sobre perigos à população e orientações após a ocorrência dessas situações extremas. O sistema é similar ao que é utilizado em outros países, onde emissoras podem auxiliar na preservação de vidas.

Logo na sequência, Rodrigo Neves, apresentou informações sobre visitas técnicas a emissoras dos EUA, como o Beasley Group de Las Vegas e WTOP-FM de Washington (DC), além de uma visita à sede da NAB, também localizada na capital federal dos EUA. Neves apresentou números do rádio norte-americano, incluindo o faturamento da WTOP e de outros grupos, destacando a força do setor. Ele também abordou dados como o volume de transações de emissoras nos EUA. Além disso, enfatizou a importância da desregulamentação do setor para aquele país que, juntamente com a modernização das normas, pode representar um cenário positivo para o avanço da radiodifusão brasileira.


Registro da visita da delegação brasileira ao Beasley Group, em Las Vegas / crédito: tudoradio.com

Na sequência, Diogo Pinto fez uma apresentação sobre a conexão do Departamento do Comércio do Consulado Americano de São Paulo com o NAB Show e a AESP. Diogo é especialista deste setor no Consulado Americano e orientou a delegação brasileira durante o NAB Show 2023. Em sua fala, o profissional disse que é possível direcionar as áreas de interesse dos brasileiros para as próximas formações de delegações no NAB Show, com a finalidade de ampliar a oferta de negócios.

A retrospectiva também contou com os radiodifusores Marcelo Monteiro e Lucas Monteiro, da Rede Vida, que estiveram no NAB Show 2023. Eles discutiram soluções e inovações da Inteligência Artificial no setor de comunicação e como essas soluções estão auxiliando processos empresariais. Os profissionais revelaram que o uso de IA já é uma realidade para as empresas brasileiras e o setor tende a evoluir, ampliando a possibilidade de otimização de recursos e processos, assim como já acontece nas estruturas das empresas, com o uso de serviços em nuvens e outras soluções.

Depois, Daniel Starck, do tudoradio.com, forneceu uma cobertura sobre os destaques para o rádio na feira e no congresso do NAB Show 2023. Starck acompanhou painéis sobre carros conectados, uso de dados pelas emissoras de rádio, tecnologia de rádio híbrido, consumo de rádio por jovens, entre outros temas. Em sua fala, Starck destacou a importância do radiodifusor se atentar à experiência do ouvinte, com foco em telas. Há uma evolução constante dos receptores de rádio, utilizando tecnologias que já são exploradas pelas estações. Mas há também um modo indicado de se aproveitar esse ambiente, considerando a disputa entre todos os formatos de mídia. 

+ Rádio com imagem? Ainda estamos errando no básico, prejudicando a experiência do ouvinte

Daniel falou da necessidade do setor se aproximar da indústria automotiva, visando manter a hegemonia do rádio nesses ambientes. E também destacou a importância de ferramentas híbridas, ou seja, a junção do que o rádio faz no off-line e no online.


Daniel Starck, do tudoradio.com, durante sua fala no evento da AESP

Luiz Henrique Romagnoli, que também marcou presença no NAB Show 2023, encerrou o evento falando sobre o impacto do avanço tecnológico no setor de comunicação, com um foco especial no mercado brasileiro. Romagnoli chamou a atenção do setor sobre a necessidade de cuidar do conteúdo, considerando que hoje não há mais margem para erros. Luiz assinou um artigo sobre esse cenário, publicado na última sexta-feira pelo tudoradio.com.

+ Avanços e desafios do rádio no NAB Show 2023: conectividade, multiplataforma e integração com o setor automotivo


Assista na integra como foi a Retrospectiva NABShow 2023 da AESP

AESP elege nova diretoria

A AESP elegeu por aclamação a nova diretoria que vai comandar a entidade no biênio de 2023-2025. Com inscrição de chapa única “Juntos somos o futuro”, a nova diretoria tem como presidente o empresário Luiz Arthur Abi Chedid. A associação contará como vice-presidente Daniel Abravanel. Nos últimos quatro anos, os dois foram Membro do Conselho de Administração e Tesoureiro e Membro do Conselho de Administração respectivamente, na gestão de Rodrigo Neves e Fernando Vieira de Mello.

O futuro presidente da AESP participa da associação desde 2011. Chedid é diretor no Grupo Bandeirantes de Comunicação de Campinas. “Estamos representados e unidos de ponta a ponta no estado de São Paulo e juntos faremos uma gestão aberta, transparente e colaborativa, focando nos nossos interesses comum”, afirmou Chedid.

O atual presidente, Rodrigo Neves, encerra sua gestão após quatro mandatos à frente da presidência da AESP, nos biênios 2011-2013, 2013-2015 e 2019-2021, 2021-2023. A partir de julho de 2023, ao passar o cargo ao novo presidente eleito, assumirá o cargo de Membro do Conselho de Administração. 

Ele acredita que será uma sucessão de êxito, em razão da participação de Chedid na diretoria atual. “O Chedid fez parte do trabalho que desenvolvemos até aqui. Certamente dará sequência aos projetos que tiveram resultado positivo e implantará outros novos, agregando valor à entidade. Tenho muita confiança na chapa eleita e na força de vontade de todos os diretores”, afirmou Neves.


Assembleia geral elegeu nova diretoria da AESP / Foto: AESP

Confira a composição da chapa eleita:

Presidente
Luiz Arthur Valverde Rodrigues Abi Chedid
Rádio e TV Bandeirantes de Campinas S.A.

Vice-Presidente
Daniel Torres Abravanel
TV SBT Canal 4 de São Paulo S/A

1º Secretário
Marcelo Sandoval Monteiro de Barros
Sistema Barretense de Comunicação e Cultura Ltda

2º Secretário
Rafael Pizani
Sistema Clube de Comunicação Ltda

1º Tesoureiro
Darci Constâncio de Araujo
Rádio Difusora de Fernandópolis Ltda

2º Tesoureiro
Ricardo Jose Zovico
Rádio Jornal de Rio Claro Ltda

MEMBROS DO CONSELHO

1º Membro
Acacio Luiz Costa
Rádio Eldorado Ltda

2º Membro
Alceu Rodrigues de Souza
Rádio Comunicação FM Stéreo Ltda

3º Membro
André Luiz Duarte Dias
Rádio e Televisão Record S/A

4º Membro
Fabio Correa de Faria
Rádio Transamerica de São Paulo Ltda

5º Membro
Fernando Di Gênio
Rádio SP Um Ltda - Mix

6º Membro
Fernando Henrique Costa Roxo da Fonseca
Rede Central de Comunicação Ltda  (THATHI)

7º Membro
Fernando Vieira de Melo
Globo Comunicação e Participações S.A.

8º Membro
Flaviana Gava Coquemala Medeiros
Sistema 98 de Comunicação Ltda

9º Membro
Gabi Rocha Fonseca
Rádio Tupã Ltda

10º Membro
José Ernesto Freitas de Camargo
Rádio Alpha FM Ltda

11º Membro
Luiz Fernando Pereira Constantino
Energia 97 FM Ltda

12º Membro
Marcelo Fernandes Rocha
Rádio Clube de Araçatuba Ltda - ME

13º Membro
Marco Moretto Cavalieri
Alpha Comunicações Ltda

14º Membro
Oscar Antonio Gomes
Rádio Nova FM de Promissão Ltda

15º Membro
Paulo Augusto Alves Brasileiro
EPTV - Empresa Paulista de Televisão S.A.

16 º Membro
Roberto Montoro Filho
Rádio Morada do Sol Ltda

17º Membro
Rodrigo Valentim Plese de Oliveira Neves
Rádio e Televisão Bandeirantes S.A.

CONSELHO FISCAL

Presidente
Júlio Augusto Marchesan Marischen
Rádio Saudades FM Ltda

2º Membro
Lucas Monteiro de Barros
Rádio Barretos Ltda

3º Membro
Lourenço Jorge Tayar
Rádio A Voz de São Pedro Ltda

1º Suplente
Milton de Oliveira Junior
Atenas do Sul Comunicação Ltda

2º Suplente
Edson Goulart
Radio Musical FM do Vale Ltda

3º Suplente
Raul Rothschild de Abreu
Rádio Top Fm Ltda

CONSELHEIROS CONSULTIVOS:
Formado por ex-presidentes

Luiz Arnaldo Casali
Rádio Musical de São Paulo Ltda

Orlando José Zovico
Rádio Jornal de Rio Claro Ltda

Oscar Luis Piconez
AESP

Paulo Machado de Carvalho Neto
Rádio Panamericana S.A.

Rodrigo Valentim Plese de Oliveira Neves
Rádio e Televisão Bandeirantes S.A.

DIRETORIA EXECUTIVA CONVIDADA:

Amanda Andrade
TV Bandeirantes

André Coutinho Nogueira
EPTV - Empresa Paulista de Televisão S.A.

Bruno Benicasa Benedetti
Rádio Morada do Sol

Calil Bassit
Aesp

Carlos Alberto Martins
Rádio Cidade das Águas

Carlos Alberto Maschietto
Sociedade de Radiodifusão Capivari Ltda

Cesar Sanzone
Rádio Metropolitana

Cláudio Luiz Giordani
Rádio Jornal de São Paulo

Claudio Mussi
Litoral FM

Edison Biasim
Energia FM Tremembe Ltda

Evandro Rampazo
Guarujá FM

Felipe Manoel Zangari Flor
Rádio Brasil Sociedade Ltda.

Giselle Toledo
Rádio e Televisão Taubaté Ltda

Heloisa Helena
TV Bandeirantes

Jairo Meirelles Ribeiro de Mattos
Rádio Educadora de Piracicaba Ltda

Jaques Sanzone
Lider FM

João Cleto Alves
Rádio Notícia FM - Americana

José Carlos Sanches Hernandes
Rádio Difusora Araçatuba Ltda

José Eduardo Marti Cappia
EMC Solução em Telecomunicações

José Ivo G. Rocha
Rádio Modelo FM Ltda

José Mauro De Ávila
Rádio Conquista FM Ltda.

José Rodolfo Neves 
Bauru Rádio Clube SA

José Rubens Bismara Jr.
Rádio Cacique de Sorocaba Ltda

Luís Ricardo Queiroz
TV TEM

Luiz Benite
Massa FM

Luiz Eduardo de Souza
Rede Conecta de Comunicação

Luiz Fernando Magliocca
Publinter Radiodifusão

Marcelo Derminio
Rádio Regência FM Ltda

Marcus Vinícius Bolzan Mansur
Empresa de Comunicação PRM Ltda - VTV

Marlon Cleber de Freitas
Rádio Vox 90 Ltda

Maurilio Romano Machado

Tags: Rádio, retrospectiva, NAB Show 2023, AESP, assembleia geral, eleição, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.