Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 29 de Junho de 2023 @ 07:31

O Rádio Hoje | Rádio lidera no consumo de áudio na Austrália; Setor mostra forte capacidade de adaptação e inovação

São Paulo - A audiência de rádio está em alta, em especial no formato terrestre digital (DAB+). Consumir áudio digital é um hábito para grande parte da população australiana

Publicidade

Saiu nesta semana mais um estudo do Infinite Dial da Edison Research, em edição totalmente dedicada ao mercado da Austrália. E por lá, do outro lado do mundo, o áudio segue em forte expansão, tendo o cenário australiano como um dos destaques mundiais para esse tipo de mídia. O rádio participa diretamente neste avanço, sendo fundamental para o cenário positivo, com 8 em cada 10 australianos de 12 anos ou mais ouvindo as emissoras locais semanalmente. Áudio digital e streaming de rádio também avançam em consumo. Acompanhe:

Segundo o Infinite Dial Australia, 81% dos australianos com idade acima de 12 anos ouvem áudio digital, incluindo rádio, mensalmente. Isso representa um aumento em relação aos 78% em 2022. Outro dado importante é que o rádio continua a mostrar resiliência com uma audiência positiva, especialmente para rádio transmitido (AM/FM e DAB+). O aumento da audição de rádio digital é impulsionado pela força do conteúdo australiano e pela popularidade dos podcasts de rádio, afirmam representantes do setor com base nas descobertas da pesquisa.

Segundo o Infinite Dial Australia, 81% dos australianos com idade acima de 12 anos ouvem áudio digital, incluindo rádio, mensalmente. Isso representa um aumento em relação aos 78% em 2022. Outro dado importante é que o rádio continua a mostrar resiliência com uma audiência positiva, especialmente para rádio transmitido (AM/FM e DAB+). O aumento da audição de rádio digital é impulsionado pela força do conteúdo australiano e pela popularidade dos podcasts de rádio, afirmam representantes do setor com base nas descobertas da pesquisa.

Outro fator de peso do meio é relacionado ao ato de "ouvir rádio no carro", ação que continua sendo a principal escolha de áudio digital na Austrália, o que inclui a transmissão via DAB+. 84% dos australianos com 18 anos ou mais que estiveram em um carro no último mês indicaram que ouvem rádio no carro, um aumento em relação aos 80% do ano anterior.


Consumo de áudio no carro: rádio mantém ampla liderança na Austrália / Infinite Dial 2023 Australia

Já sobre o streaming de rádio, cerca de seis milhões de australianos fazem uso desse tipo de áudio semanalmente, o que representa um crescimento de 14% em 2021 para 27% em 2023.

O setor de mídia local indica que a Austrália está liderando o mundo em termos de audição de rádio, com o rádio mantendo-se como uma plataforma de mídia forte e envolvente no país. “O estudo Infinite Dial 2023 Australia demonstra a forte posição global da indústria de áudio australiana, com um robusto envolvimento em diferentes plataformas, incluindo rádio tradicional AM/FM/DAB+, rádio online e podcasts”, disse o presidente da Edison Research, Larry Rosin.

Em resumo, o rádio continua a ser uma plataforma de mídia popular na Austrália, com alto envolvimento dos ouvintes, especialmente no formato digital, e um aumento significativo no streaming de rádio. Ouvir rádio enquanto se dirige também continua sendo uma preferência dominante. “Essas descobertas destacam a capacidade da indústria de se adaptar e inovar, fornecendo conteúdo de áudio diversificado e atraente para os ouvintes”, afirma Rosin.

“A audição de áudio digital na Austrália está indo de vento em popa, liderada pelo crescente rádio digital e pela audição de podcasts, e sustentada pela contínua resiliência e popularidade do rádio”, disse Ford Ennals, CEO da CRA.

Para a pesquisa, a Edison Research entrevistou 1.576 respondentes na Austrália com 12 anos ou mais no primeiro trimestre de 2023.


Campanha da CRA com as principais descobertas do Infinite Dial 2023 Australia

Veja mais:
> Expansão do consumo de rádio na Austrália atrai também público jovem
> Rádio amplia audiência pela oitava medição consecutiva e bate recorde na Austrália
> Rádio bate recorde de audiência e cresce em faturamento na Austrália

Qual a razão de olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do portal RadioToday e da Edison Research. Colaboração de David Duck

Tags: Rádio, levantamento, pesquisa, radiodifusão, audiência, investimento, Austrália

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.