Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 01 de Agosto de 2023 @ 07:00

Futuro do rádio em foco: SET Expo 2023 completa grade de palestras do Dia do Rádio

São Paulo - Presente e futuro do veículo estarão em discussão no próximo dia 10 de agosto, na capital paulista

Publicidade

A programação especial do "Dia do Rádio" no SET Expo 2023 foi ampliada e praticamente fechada. No próximo dia 10, congressistas terão a oportunidade de debater sobre o momento atual do rádio e os próximos passos rumo ao futuro, passando por podcasts e outros formatos de áudio digital, monetização, automação, gestão de pessoas, jornalismo, regulatório, entre outros temas. Pela quarta vez, o tudoradio.com será parceiro de mídia do SET Expo, participando da programação do Dia do Rádio e cobrindo os principais destaques da feira e do congresso. Confira a programação:

Segundo Eduardo Cappia, conselheiro da SET e diretor da EMC, no Dia do Rádio da SET Expo 2023, os congressistas podem esperar uma programação extensa, com tópicos como o futuro e o presente do consumo de áudio na internet, a dissolução das fronteiras entre rádio e televisão no mundo digital, o jornalismo independente no rádio e a regulação do setor. O evento contará com diversos palestrantes experientes e profissionais influentes da indústria, destaca Cappia.

Cappia, que ao lado de Marco Túlio Nascimento (SET e diretor da ZTDigital) atuou como curador da programação do dia, ainda destaca que os principais desafios que o setor enfrenta incluem a atualização tecnológica, a sincronização de conteúdos, a utilização da internet e a aplicação do rádio digital. Além disso, o engenheiro menciona desafios específicos, como a dificuldade espectral em acomodar todos nas grandes localidades e a necessidade de criar novos talentos na programação e geração de conteúdo.

A programação do Dia do Rádio (10/08):

O "Dia do Rádio" iniciará às 9h, com o debate "Podcasts - Atualidades e Perspectivas do Uso de Áudio na Web". Igor Macaubas, Diretor de Plataformas Digitais do Grupo Globo, será o mediador do poanel que contará também com as apresentações de Eliseu Barreira Junior, responsável pela gestão de produtos digitais e canais pagos do mesmo Grupo, Priscilla Barsotti, Diretora de Vendas no Spotify e de M.M. Izidoro, Apresentador, produtor, roteirista, autor e diretor.

Em seguida, às 11h, haverá o debate "Rádio na Era Digital", moderado por Marco Túlio Nascimento. Os convidados são Jean Pierre Zanetti, gerente técnico do Grupo Bandeirantes, Rhadam Miranda, responsável pela engenharia e operações de rádios do Grupo RBS e Rodrigo Tigre, Head de Áudio da Adsmovil. Eles tratarão da transformação digital no setor, abordando a experiência expandida do usuário, a complexidade crescente das interações com o meio e as novas formas de monetização. O evento discutirá a forma como as estações estão se adaptando à transição digital e o que esperam do futuro.

Na parte da tarde, às 14h, ainda na sala 1, o painel "Jornalismo Independente: Mérito, Virtude ou Necessidade?" ocorrerá, moderado por Juliana Paiva, diretora da RadioData. Participarão Carlos Aros, diretor de conteúdo Rede Jovem Pan News, Rita Helena Faustino, gestora de relacionamento no Grupo Radioweb, Gabrielle Tricanico, diretora da A Guardiã da Notícia, e Alexandra Fiori, coordenadora da Agência Radio Web. O debate tratará de empresas brasileiras independentes que estão reformulando o jornalismo, produzindo material de importância tanto nacional como internacional, e se dedicando a responder às demandas locais, fornecendo informações úteis ao público. Serão discutidas ainda a responsabilidade editorial compartilhada e a sustentabilidade dessas empresas no cenário atual.

Às 16h, José Mauro de Ávila, da Mega Sistema / SET / AESP, será o mediador do debate "Regulação do Rádio, com a presença da Anatel e do Ministério das Comunicações". Este painel tratará da liderança global do rádio em cobertura e audiência, de acordo com estudos recentes, graças a avanços técnicos e adaptações, como o RDS e a evolução dos receptores veiculares, além do rádio híbrido crescente. Questões como normas de cobertura, validação de antenas, discrepâncias entre áreas licenciadas e atendidas, impacto nos valores de concessão e interferência espectral serão debatidas. Participarão Paulo Eduardo dos Reis Cardoso (Anatel), Antonio Malva Neto (Ministério das Comunicações) e Pierre Missud (Spectrum Center Inc). A necessidade de melhorar a conservação espectral, especialmente após a adoção da faixa estendida em áreas metropolitanas, sobretudo em São Paulo, também será discutida.

Ainda dentro do programa do SET Express, também na sala 1, às 12h30, ocorrerá outro debate sobre rádio. Ronald Almeida, Gerente Técnico do Grupo O Povo e representante SET Nordeste, será o mediador. As palestras serão "Automação não vende credibilidade", por Juliana Paiva, diretora da Radiodata, "O Futuro do Rádio como Plataforma de Conteúdo Multimídia de Alto Engajamento Regional", por Thiago Fernandes, fundador da Nextdial, e "Uma Solução Integral para o Rádio Visual", por Fabio Gattari, diretor na Etere.


Uma das campanhas usadas pelo SET Expo para promover o “Dia do Rádio” em suas mídias digitais

Relacionadas:
Cresce o número de expositores confirmados para o SET Expo 2023; Jovem Pan entra como media partner
Interesse do setor de rádio estende-se além do Dia do Rádio no SET Expo 2023
Dia do Rádio no SET Expo 2023 será em 10 de agosto. Portal tudoradio.com será apoiador de mídia

O SET Expo 2023 - Serviço

O SET Expo, considerado o maior evento voltado para a área de comunicação na América Latina, será realizado entre os dias 7 e 10 de agosto em São Paulo, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, zona norte da capital paulista).

A abertura da feira será no dia 8 (terça-feira) e o Dia do Rádio (SET Rádio) no dia 10 (quinta-feira). Para mais informações e registros de participação, acesse: https://set.org.br/events/setexpo

Informação resumida do serviço:

SET EXPO 2023
Feira: 8 a 10 de Agosto de 2023
Congresso: 7 a 10 de Agosto de 2023
Onde: Pavilhão Azul do Centro de Convenções do Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP

Tags: SET Expo 2023, Rádio, Inteligência Artificial, Produção Remota, Atualizações Regulatórias, Mídia Programática, Mercado de Comunicação

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.