Quinta-Feira, 03 de Agosto de 2023 @ 07:03
São Paulo - Áudio retém mais atenção do público do que outros formatos de mídia em peças publicitárias
O áudio é uma ferramenta poderosa para o mercado publicitário. Essa afirmação é baseada na eficiência do formato em prender a atenção do público-alvo, justamente o que qualquer ação de marketing deseja. Todas as plataformas de áudio possuem pontos fortes que se destacam perante outros modelos, mas foi o rádio que apresentou o melhor desempenho quando o assunto é custo e direcionamento de atenção. Os dados são da Dentsu, em uma pesquisa contínua de cinco anos.
O departamento de pesquisa da equipe de Economia da Atenção da Dentsu analisou os ambientes de publicidade em áudio de grupos de rádios como Audacy, Cumulus Media e iHeartRadio, bem como plataformas como Amazon Ads, Spotify e SXM Media. Eles demonstraram que a publicidade em áudio capturou significativamente mais atenção do público em comparação com outras plataformas de anúncio. Foram analisados a atenção em áudio em rádio, serviços de streaming e podcasts, com todos revelando pontos fortes.
De acordo com os resultados obtidos pela Dentsu, a publicidade em áudio gerou mais segundos de atenção por mil impressões, melhor lembrança de marca e um maior aumento na preferência pela marca em comparação com outras plataformas de publicidade, aspecto fundamental para qualquer estratégia de marketing.
O ambiente de rádio, através de estações AM/FM dos grupos norte-americanos Audacy, Cumulus Media e iHeart Radio, foi considerado a plataforma de mídia mais eficiente em termos de custos para direcionar atenção por mil impressões.
Essas descobertas vêm ao encontro da necessidade dos compradores de mídia de entenderem melhor o ecossistema de áudio, especialmente o rádio, conforme destacado recentemente pelo tudoradio.com.
Já os podcasts hospedados pelas aplicações desses mesmos grupos de rádio, como Audacy, Cumulus Media, iHeart Radio, além das plataformas Spotify e SXM Media, geraram os segundos mais atentos por mil impressões em comparação com os parâmetros digitais, sociais e de TV. O streaming de música, medido no Amazon Music em voz com Alexa e em dispositivos móveis ou desktop, se destacou em métricas de “branding chave”, que são métricas ligadas à construção de marca.
Segundo a imprensa especializada local, para reunir os dados, a Dentsu trabalhou com a Lumen Research para desenvolver uma metodologia equivalente às medidas de mídia visual. O procedimento envolveu expor os respondentes a ambientes de escuta semelhantes às suas experiências de áudio nativas e avaliar a sua lembrança e aumento na escolha de marca através de uma pesquisa pós-escuta.
Conforme o portal RadioINK, a Audacy sediará um webcast da AdAge em 15 de agosto para uma discussão mais aprofundada sobre as plataformas de mídia que geram mais atenção, contando com a participação de líderes da Audacy, Dentsu, iHeart e Cumulus.
Relacionadas:
> A falha na percepção do consumo de mídia: como o rádio é subestimado pela publicidade
> Formatos de interesse do rádio continuam em alta ou crescendo em consumo
+ Rádio segue como a mídia de massa de maior alcance nos Estados Unidos
Qual a razão de olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Imagem crédito: depositphotos.com
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.