Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 06 de Julho de 2023 @ 07:29

O Rádio Hoje | Rádio segue como a mídia de massa de maior alcance nos Estados Unidos

São Paulo - Nielsen aponta que, mensalmente, mais de 90% da população norte-americana ouve rádio, número que supera o alcance da TV e dos smartphones

Publicidade

O rádio é a mídia de massa de maior alcance nos Estados Unidos. Essa afirmação foi confirmada após a divulgação dos dados mais recentes de consumo do veículo, com base no relatório Nielsen Audio Today 2023. Segundo o levantamento, o rádio AM/FM atinge 91% de todos os americanos com mais de 18 anos a cada mês, superando a TV, smartphones, PCs e tablets. Diferentemente do que ocorre no Brasil, 65% de toda a audição de rádio AM/FM ocorre fora de casa, com 44% acontecendo em carros. Neste caso, segundo análise feita por Pierre Bouvard, da Westwood One, esses dados apontam o rádio como um meio poderoso para alcançar consumidores em trânsito e próximo ao ponto de compra.

Em sua análise, Bouvard destaca que o relatório também “enfatiza o papel do rádio em alcançar uma ampla audiência e criar demanda futura, o que é valioso para os anunciantes que desejam familiarizar potenciais consumidores com suas marcas”. Pierre também informa que esses dados não estão passando despercebidos pelos maiores anunciantes norte-americanos. A P&G (Procter & Gamble), que passou a ser o maior investidor publicitário no meio, reconhece a eficácia do veículo.

“O rádio é um meio poderoso para alcançar e envolver os consumidores que atendemos. Quase todas as pessoas são consumidores em potencial de nossas marcas. Queremos alcançar 100% desses consumidores em potencial. O rádio é uma maneira poderosa de alcançar esses consumidores devido ao seu imenso alcance e disponibilidade. Quando bem feito, o rádio funciona por causa de seu alcance, eficácia e eficiência. Exatamente o que as marcas da P&G estão procurando.”, afirma Marc Pritchard, diretor de branding da P&G.

+ Gigantes como P&G e Pfizer ampliam investimento em rádio nos EUA; 400 milhões de dólares é o volume investido por apenas duas empresas

Ainda sobre os dados de consumo de rádio nos Estados Unidos, a análise feita por Pierre destaca a força do veículo entre todas as mídias de áudio que contam com algum tipo de anúncio. Segundo a análise, o rádio AM/FM domina com um alcance cinco vezes maior que o do Spotify e oito vezes maior que o de Pandora e Amazon Music. Além disso, dados validados pelo relatório "Share of Ear" da Edison Research mostram que o rádio AM/FM detém quase 90% da participação em áudio suportado por anúncios ouvido em carros.

Como destacado anteriormente pelo tudoradio.com, em sua análise, Pierre indica que os anunciantes devem usar o rádio AM/FM para criar demanda futura. Segundo o analista, o rádio AM/FM é perfeito nesse sentido, pois os anunciantes podem segmentar audiências muito amplas de todos os compradores de categorias.

“Criar demanda futura é fazer publicidade para aquele grupo muito maior de consumidores que não estão no mercado, que não estão prontos para comprar agora, mas estarão no futuro, e fazê-los se sentir familiarizados e positivamente inclinados em relação a nós, para que gravitem em nossa direção quando entrarem na categoria.” Esta citação, usada por Pierre em sua análise, é de James Hurman, autor do livro Demanda Futura.

Veja abaixo os principais números do relatório da Nielsen, em um infográfico organizado pela Westwood One, braço da Cumulus Media. Na primeira coluna são comparados o alcance do rádio com outras plataformas de áudio que contam com anúncios. Na segunda, à direita, está a divisão da composição do consumo de rádio nos Estados Unidos, considerando o ambiente como “no carro”, “em casa”, “no trabalho” e “outros”.

Relacionadas:
> Nielsen consolida dados de audiência no Natal e emissoras batem recordes nos EUA
> Nielsen revela que rádio AM é ouvido por 82,3 milhões de norte-americanos
> Avanços e desafios do rádio no NAB Show 2023: conectividade, multiplataforma e integração com o setor automotivo
> Curiosidade: 41 FMs dos EUA contam com um alcance que supera a marca de 1 milhão de pessoas
> Relatório de Audiência Total da Nielsen mostra que rádio AM/FM passou a TV entre duas faixas etárias nos Estados Unidos
> Rádio segue isolado na liderança de consumo entre as mídias de áudio que contam com anúncios, diz Share of Ear

Qual a razão de olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações da Nielsen e da Westwood One

Tags: Rádio, mídia de massa, Estados Unidos, Nielsen Audio Today, publicidade, consumo de áudio

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.