Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 11 de Agosto de 2023 @ 07:05

Podcasts, Jornalismo e regulatório: temas que estiveram em debate no Dia do Rádio no SET Expo 2023

São Paulo - Painéis abordam o avanço do digital na entrega de conteúdo e também o uso do espectro de radiodifusão, assim como as normas e a preservação do serviço

Publicidade

O Dia do Rádio no SET Expo 2023, realizado nesta quinta-feira (27), reuniu diversos profissionais discorrendo sobre o avanço no consumo e distribuição de podcasts, jornalismo independente e atualizações regulatórias. A programação foi complementada com outros dois painéis que exploraram o cenário atual do meio rádio e suas perspectivas futuras em um mundo cada vez mais digital. Acompanhe o que aconteceu ontem, em São Paulo:

Veja também -> SET Expo 2023 debate os desafios e possibilidade do rádio na era digital

"Jornalismo Independente: Mérito, Virtude ou Necessidade?"

Juliana Paiva, diretora da Radiodata, conduziu um painel que reiterou a vitalidade do jornalismo independente como uma ferramenta de serviço público, abordando questões educacionais e orientativas em escala local.

Carlos Aros, da Rede Jovem Pan News, trouxe uma visão positiva sobre o poder da digitalização. Com um alcance expressivo de 10,2 milhões no rádio, muitos de seus ouvintes descobriram a emissora através de plataformas digitais, sem sequer conhecerem seu formato original de rádio. “Isso mostra que estamos verdadeiramente rompendo barreiras”, comemorou.


Aros mostra o tamanho do alcance do ecossistema da Jovem Pan nas diferentes plataformas / crédito: tudoradio.com

Aros salientou que a Jovem Pan não tem receio de se reinventar, testando constantemente novos produtos no digital e adaptando-se conforme o resultado de cada iniciativa. A emissora busca estar presente em todas as plataformas possíveis, alcançando sua audiência onde ela estiver.

"O futuro é um só: ampliar e fortalecer a presença multiplataforma por meio da criação de conteudos relevantes e de diálogos reais com a audiência - onde que quie ela esteja", finaliza o diretor da Jovem Pan News em sua apresentação.

Rita Helena Faustino, da Agência Radioweb, ressaltou a seriedade e amplitude de seu trabalho jornalístico, destacando que disponibilizam conteúdo gratuito para mais de 2.000 afiliadas. Alexandra Fiori, sua colega de agência, pontuou uma preocupação no panorama do jornalismo brasileiro: quase metade das cidades nacionais não tem produção jornalística própria.

Gabrielle Tricanico, da A Guardiã da Notícia, enfatizou a importância de estar presente nas ruas, interagindo diretamente com as comunidades. “Nosso trabalho no campo faz a diferença. Divulgamos recursos muitas vezes desconhecidos pela população local”, explicou.


Carlos Aros, Alexandra Fiori, Gabrielle Tricanico, Juliana Paiva e Rita Helena / crédito: tudoradio.com

"Regulação do Rádio, com a presença da Anatel e do Ministério das Comunicações"

José Mauro de Ávila, diretor técnico do Mega Sistema de Comunicação, e Valderez de Almeida Donzelli, diretora Técnica da ADTHEC e conselheira da SET, abordaram a necessidade de aprimorar a preservação espectral. Mesmo com a recente adoção da faixa estendida (eFM) em regiões metropolitanas, a escassez é uma realidade.

Antonio Malva Neto, responsável pelo departamento de radiodifusão privada do Ministério das Comunicações, informou que novas licitações são iminentes. “Estamos avaliando mês a mês a viabilidade do espectro. Pretendemos encerrar o ano sem pendências”, afirmou. Complementando a discussão, Paulo Eduardo dos Reis Cardoso, da Anatel, detalhou as questões técnicas envolvendo diagramas de antenas, reforçando a clareza das normativas existentes.

"Podcasts - Atualidades e Perspectivas do Uso de Áudio na Web"

O crescimento da comunicação via áudio, especialmente por streaming, foi um dos temas de destaque no Congresso SET Expo 2023, realizado nesta quinta-feira (10). Sob a mediação de Igor Macaubas, diretor de plataformas digitais da Globo, o painel analisou a expansão e impacto desse formato no Brasil.

Eliseu Barreira Junior, da Globo, evidenciou a influência cultural do podcast no país, afirmando que o Brasil é também a terra do podcast, além do futebol e da novela. M.M. Izidoro, com vasta experiência em mídia, traçou um paralelo com o rádio, ressaltando sua relevância atemporal e universal: “O áudio conecta emocionalmente de maneiras que outras mídias não conseguem, alcançando públicos tão variados quanto crianças e idosos analfabetos”, observou.

Priscilla Barsotti, do Spotify, compartilhou dados que confirmam a força deste mercado. “Com uma média diária de 2h27 por usuário, o Spotify tornou-se parte da rotina de muitos brasileiros, com mais de cinco milhões de podcasts disponíveis. E o Brasil é o segundo maior mercado de usuários em nossa plataforma”, destacou Barsotti.

Desvendando os Processos da Anatel

O SET Expo 2023 também proporcionou um momento para profissionais da área de radiodifusão compreenderem melhor os processos da Anatel. Em um painel voltado para esclarecer os procedimentos de solicitação de radiodifusão pela plataforma Mosaico, dois representantes da Anatel descreveram cada etapa.

Geraldo Cardoso de Melo, da Regional Sudeste da SET, moderou a discussão. Paulo Eduardo dos Reis Cardoso e Luis Renato Giffoni, ambos da Anatel, elucidaram os processos vigentes. Cardoso ressaltou a eficiência das ferramentas atuais: "Não temos mais filas intermináveis, graças aos processos bem estabelecidos”, salientou. Giffoni delineou as etapas possíveis no processo de solicitação.

A sessão serviu não apenas para transmitir informações, mas também para esclarecer dúvidas específicas dos participantes.

SET Expo 2023: Acesse https://tudoradio.com/setexpo2023 e confira a cobertura completa sobre a feira e o congresso

Com informações do SET Expo

Tags: SET Expo 2023, Jornalismo Independente, Regulação do Rádio, Anatel, Podcasts, Radiodifusão

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.