Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 31 de Agosto de 2023 @ 06:59

Novos parques de transmissão elevam alcance de rádios em São Paulo

São Paulo - Investimento feito por diferentes FMs reforçam a relevância da transmissão em FM no mercado brasileiro

Publicidade

Quem acompanha diariamente o tudoradio.com já não tem dúvida sobre a importância da transmissão de rádio via ondas, especialmente no dial FM, para a sociedade. O alcance das estações está em um patamar elevado e ainda se beneficia de uma expansão significativa por meio de iniciativas digitais. Entre os diversos fatores que mantêm a relevância da transmissão de rádio via FM, destaca-se o investimento contínuo na área técnica. Não é raro ouvir notícias sobre a modernização dos parques de transmissão de estações de diferentes portes em variados mercados. Hoje, o tudoradio.com destaca o mercado de São Paulo para ilustrar esse cenário.

Ontem (30), foi divulgada uma notícia sobre a reformulação do sistema irradiante da Massa FM 92.9 de São Paulo, marcando mais uma etapa significativa no processo de modernização do parque de transmissão da FM paulistana. No ar desde 2019, a Massa FM vem aprimorando sua transmissão em fases, com os marcos mais notáveis sendo a inauguração de sua nova sede na Av. Paulista em 2021 e, na última semana, a ativação de seu novo transmissor, um Rohde & Schwarz GmbH & Co.KG modelo THR9, com potência operacional de 40.000 watts.

Poucos meses antes, nas proximidades, a Jovem Pan FM 100.9 concluiu uma importante reforma em seu sistema irradiante. A emissora se beneficiou da necessidade de incluir outra transmissão em FM em sua estrutura, com o surgimento da Jovem Pan News FM 76.7 (migrante da AM 620 que, a partir do próximo dia 7, operará como Classic Pan FM 76.7). Assim, o grupo responsável pelas rádios aproveitou para modernizar a torre de transmissão, resultando em uma ampliação do sinal da 100.9 FM em toda a Grande São Paulo e reduzindo significativamente as áreas de sombra, atuando com um Nautel NV40. A 76.7 FM, sendo uma nova estação, adquiriu um GatesAir FLX40K, para operar com 40.000 watts.


Nova estrutura no topo do prédio do Grupo da Jovem Pan, em registro feito em abril (2023) / divulgação

Recentemente, também foi noticiada a substituição do transmissor da Educadora FM 91.7 de Campinas, emissora já reconhecida por sua ampla área de cobertura no interior paulista. A FM do Grupo Bandeirantes adquiriu um Rohde & Schwarz GmbH & Co.KG modelo THR9, com potência operacional inicial de 20.000 watts, proporcionando à 91.7 FM uma melhoria significativa em sua cobertura. No entanto, a Educadora FM planeja aumentar sua potência para 40.000 watts em breve, após a ampliação de sua classe de operação para a categoria especial.

Nos anos anteriores, várias grandes estações de São Paulo passaram por melhorias. As emissoras jornalísticas BandNews FM 96.9 e CBN FM 90.5 adquiriram novos transmissores, além de uma nova estrutura de transmissão para cada uma. A BandNews FM opera do ponto mais alto da Torre da Band com um GatesAir HPX40. A CBN mudou-se para uma nova estrutura na Torre da TV Globo, equipada com um GatesAir FLX40K. Ambas as FMs apresentaram redução nas áreas de sombra e expansão de alcance.


Torre de TV digital da TV Globo / no topo a transmissão da TV, seguida pela CBN à direita. Por fim, a antena reserva da 90.5 FM / Crédito: Maurício Viel

Há uma tendência no rádio paulistano que também é observada em outros mercados importantes: a preferência por operar com 40 kW ao invés de 35 kW, que era o cenário mais comum nas décadas anteriores. Esse novo teto de potência por equipamento segue o que é oferecido pelos novos modelos de transmissores de alta potência.

Emissoras no eFM também se destacaram com a implementação de novos sistemas irradiantes, como foi o caso da Rádio Capital FM 77.5, que inaugurou seu sistema definitivo no Pico do Jaraguá, e a Rádio Cultura Brasil FM 77.9, operando com uma nova antena. A Rádio Nacional FM 87.1 se prepara para inaugurar seu sistema definitivo, também no Pico do Jaraguá, usando a nova linha de alta potência da brasileira Sinteck Next, linha RUS, mesma marca adotada pela Cultura Brasil. A Capital, por sua vez, opera com a também nacional MGE.

Outras estações que recentemente melhoraram suas transmissões incluem Novabrasil FM 89.7, Cultura FM 103.3, Rádio 105 FM 105.1, Rádio Disney FM 91.3, Alpha FM 101.7, Energia 97 FM 97.7, Rádio Bandeirantes FM 90.9, entre outras.

Não é incomum o Mapa da Atualização do tudoradio.com relatar ampliações técnicas e melhorias de sinal em FM em diferentes estações brasileiras, independentemente do porte e tamanho do mercado.

Veja também:
Grande São Paulo já conta com 14 estações de eFM ativas em seu dial
São Paulo volta a contar com oito FMs acima de 2 milhões de ouvintes únicos em cada estação
Época de Propagações: Ouvintes relatam sintonia de rádios FM a mais de 200 Km de distância

Tags: rádio paulistano, 40 kW vs 35 kW, transmissores de alta potência, tendência de transmissão

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.