Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sábado, 28 de Outubro de 2023 @ 07:43

Panorama: Tri FM, Guarujá FM e Saudade FM detêm os maiores volumes de audiência da Baixada Santista

Santos - Líderes têm grande proximidade em seus números nos principais períodos da medição.

Publicidade

A região da Baixada Santista, uma das principais áreas metropolitanas do país, teve uma atualização sobre o consumo de rádio com base em uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media. A praça não está entre as regulares da empresa, ou seja, recebe pesquisas de forma esporádica. O resultado mais recente mostrou três rádios concentrando os maiores volumes de audiência de Santos e região. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM/todos os dias e locais/11 de setembro a 18 de setembro de 2023):

Liderança definida nos detalhes

Devido à grande proximidade entre as concorrentes de maior volume de audiência, a líder geral pode variar dependendo do período analisado. No 05h-00h (FM/todos os dias e locais), a Tri FM 105.5 (popular/hits) deteve novamente o maior volume de audiência na Baixada Santista, mantendo a posição que havia conquistado na pesquisa anterior, realizada em 2021. A emissora tem divulgado ao mercado a manutenção dessa posição por meio de campanhas institucionais sobre sua audiência.

A Guarujá FM 104.5 (popular/hits) também indicou liderança de audiência em vários recortes. A estação aparece muito próxima da Tri FM no 05h-00h (FM/todos os dias e locais), cuja distância é inferior a 300 ouvintes na média por minuto. Porém, no período de segunda a sexta-feira (06h-19h), a Guarujá FM aparece à frente, com uma vantagem também muito pequena em relação à Tri FM nesse intervalo. Isso intensifica a concorrência e cria variações dependendo da análise realizada. E houve uma boa recuperação no desempenho da Guarujá FM em comparação a 2021.

Também é preciso destacar o desempenho da Saudade FM 99.7 (adulto-contemporâneo): a emissora está com praticamente o mesmo índice de audiência da Guarujá FM e da Tri FM no período de segunda a sexta-feira (06h-19h) e também próxima das duas FMs populares no 05h-00h (FM/todos os dias e locais). Para se ter uma ideia do desempenho da Saudade FM, a estação tem quase três vezes mais audiência do que a soma de suas concorrentes diretas, grupo composto por outras seis estações.

Entre as rádios listadas (assinantes e não assinantes), o top 5 de audiência no 05h-00h (FM/todos os dias e locais) e também no período de segunda a sexta-feira (06h-19h) conta com a Rádio Mix FM 106.7 (jovem/adulto-pop), que se destaca por apresentar evolução em seus números de audiência em comparação ao cenário de 2021.

A Santa Cecília FM 107.7 (adulto-contemporâneo/educativa) também se destaca por figurar próxima do top 5 entre as rádios listadas na pesquisa, mantendo uma marca similar à observada em 2021 no período 05h-00h (FM/todos os dias e locais).

Ao todo, a pesquisa incluiu 18 estações de rádio em FM, entre assinantes e não assinantes. A medição da Baixada Santista abrange as cidades de Santos, Guarujá-Vicente de Carvalho, São Vicente, Praia Grande e Cubatão.

Muitas novidades no FM

Para se ter uma ideia das mudanças no dial FM da Baixada Santista, pelo menos quatro novas rádios começaram a operar desde 2021, quando a última pesquisa de audiência foi realizada. Durante esse período, entraram em operação rádios como CBN FM 97.3, Fly 99 FM 99.1, Pérola FM 104.9, Mais FM 102.9 e Estilo FM 93.3. Outras emissoras já estabelecidas na praça também passaram por mudanças em seus projetos nesse intervalo.

Veja também:
> Panorama: Tri FM e Saudade FM aparecem como as maiores audiências do rádio na Baixada Santista

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 18 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência na Baixada Santista.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Baixada Santista: clique aqui.


Vista para Santos, principal cidade da Baixada Santista / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Baixada Santista, Santos, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.