Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2023 @ 06:59
São Paulo - 89 FM A Rádio Rock contribui para aumentar o número de FMs com mais de 2 milhões de ouvintes em 30 dias. A maioria das estações registrou crescimento em alcance e total de ouvintes únicos
Quando se fala em número de ouvintes únicos e alcance no rádio, São Paulo apresentou um panorama positivo na última medição feita pela Kantar IBOPE Media. Com o recente crescimento, o FM paulistano está em um patamar mais elevado do que o registrado até 2020, com o avanço ocorrendo ainda durante o período da pandemia da covid-19. Atualmente, a maior parte das estações paulistanas mostrou aumento em seus alcances, com oito FMs ultrapassando 2 milhões de ouvintes diferentes em 30 dias e 17 superando a marca de 1 milhão. Confira os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os locais/trimestre julho a setembro de 2023):
Acima de 2 milhões
A Band FM 96.1 (popular/hits) permanece na liderança geral em total de ouvintes únicos em 30 dias e em alcance, com números próximos de 2.8 milhões. A emissora é seguida mais de perto pela Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), que teve um expressivo crescimento, alcançando mais de 2.65 milhões em 30 dias.
No top 3 em total de ouvintes em 30 dias está a Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), que também registrou um aumento significativo, superando 2.2 milhões em 30 dias.
A Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) teve um crescimento notável em alcance e total de ouvintes únicos, agora ficando mais próxima do top 3 com 2.19 milhões em 30 dias.
Próximas da Metropolitana e da Mix estão a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) com 2.186 milhões e a Gazeta FM 88.1 (popular/hits) com 2.182 milhões, ambas mostrando crescimento. A Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica) alcançou 2.17 milhões, mantendo-se em ascensão.
Em alta, a 89 FM A Rádio Rock 89.1 (jovem/adulto-rock/alternativa) voltou a integrar o seleto grupo com mais de 2 milhões de ouvintes distintos em 30 dias.
Acima de 1 milhão
Há nove estações que superaram 1 milhão de ouvintes únicos em 30 dias, posicionando-se entre os maiores canais de massa do mundo, reflexo da magnitude do mercado paulistano. Destacando-se, a Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) está mais próxima de alcançar 2 milhões, seguida pela Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) e também pela Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo), ambas com crescimento notável.
Completam o grupo: Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes), Kiss FM 92.5 (adulto/rock), Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes), Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional) e BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes).
Considerando o horário de 05h-00h (FM+WEB/todos os locais), as rádios jornalísticas Rádio Bandeirantes FM 90.9 e CBN FM 90.5 estão prestes a ampliar essa lista de 17 FMs para 19 com mais de 1 milhão de ouvintes.
O quadro segue: números expressivos e acima da média histórica
Os valores alcançados por essas 17 FMs de São Paulo evidenciam o impacto do rádio na vida cotidiana da população, com cada estação conquistando números que as colocam entre os maiores canais de comunicação em alcance do mundo. Isso é resultado da relevância dos projetos executados pelas emissoras e do tamanho do mercado da Grande São Paulo, um dos maiores do mundo.
Nos últimos dois anos, o FM paulistano passou a concentrar mais rádios com marcas acima de 2 milhões em alcance e total de ouvintes únicos em 30 dias, assim como no corte que supera 1 milhão. Até 2021, era comum ter de três a cinco FMs acima da marca de 2 milhões no primeiro quesito.
No caso das estações com mais de 1 milhão de ouvintes, o valor chegava ao máximo de 17 emissoras nessa condição nos últimos anos, mas a maioria delas apresentava números inferiores aos atuais. Cerca de 10 anos atrás, era comum ter três FMs acima de 2 milhões em alcance e aproximadamente 12 estações acima de 1 milhão.
Veja também:
> Panorama: Band FM segue isolada na liderança em São Paulo; Metropolitana e 89 FM A Rádio Rock avançam em audiência
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 40 FMs são analisadas na atual pesquisa de consumo de rádio da Grande São Paulo.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
Avenida Paulista com destaque para as torres de transmissão de rádio, em São Paulo / crédito: depositphotos.com
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.