Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 01 de Novembro de 2023 @ 17:35

Band FM amplia seu porte técnico em Campinas (SP)

Campinas – Emissora subiu seu porte de A4 para A2, ganhando maior abrangência na região

Publicidade

O Grupo Bandeirantes de Comunicação segue investindo na parte técnica de suas emissoras. Após mudança no parque de transmissão da Educadora FM 91.7 de Campinas, agora foi a vez da Band FM 106.7 de Campinas mudar sua classe de operação, passando de A4 para A2, aumentando, assim, a abrangência de sua cobertura na região. As mudanças foram registradas no Mapa da Atualização do tudoradio.com.

O aumento da potência da emissora foi feito nesta terça-feira (30), por volta das 12h. Segundo relatos que chegaram à redação do tudoradio.com, o sinal da Band FM apresentou uma melhora significativa em áreas em que a rádio sofria com sombras. Também foi percebido um melhor rendimento da Band FM nas cidades ao norte da Grande Campinas, com o portal recebendo relatos positivos de ouvintes situados em Americana, Sumaré, Jaguariúna, Holambra, entre outras localidades.

Nos últimos meses, a 106.7 FM vinha passando por um processo de modernização de seu sistema de transmissão, o que também incluiu a entrada de um novo processador de áudio. Hoje a estação opera com praticamente toda a capacidade de seu transmissor MGE FM 12,5s, sendo que a FM já tinha melhorado o seu rendimento quando entrou na classe operacional anterior.

As melhorias no sinal da Band FM em Campinas eram uma demanda antiga da rádio, que teve seu início operacional em 2008, ainda como classe B1. Todas as concorrentes principais da 106.7 FM no mercado campineiro possuem classes operacionais mais elevadas. Nos últimos anos isso foi superado a favor da Band FM, chegando agora em seu melhor momento. Porém, mesmo com classe operacional mais baixa, a estação figura entre as maiores audiências do mercado campineiro desde a primeira fase da Band FM no canal, iniciada em 2013.

Recentemente, também foi noticiada a substituição do transmissor da Educadora FM 91.7 de Campinas, emissora já reconhecida por sua ampla área de cobertura no interior paulista.. A FM do Grupo Bandeirantes adquiriu um Rohde & Schwarz GmbH & Co.KG modelo THR9, com potência operacional inicial de 20.000 watts, proporcionando à 91.7 FM uma melhoria significativa em sua cobertura. 

No entanto, a Educadora FM planeja aumentar sua potência para 40.000 watts em breve, após a ampliação de sua classe de operação para a categoria especial. Entre as maiores audiências no interior do país, a Educadora FM também é conhecida pelo seu porte técnico, sendo uma rádio que costuma ser captada longe de Campinas, preenche bem sua região de interesse e frequentemente aparece em propagações de sinais por outras regiões do país.

O Grupo Bandeirantes de Comunicação tem investido na parte técnica de suas emissoras em Campinas. Nos últimos dois anos ocorreram as modernizações dos parques de transmissão das rádios Band FM 106.7 e também da Nativa FM 89.3, que ampliaram suas coberturas na região, além de outras no interior de São Paulo. Também ocorreu a implantação da Rádio Bandeirantes FM 85.7, , através da migração AM-FM da AM 1170.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Band FM, Campinas, transmissão, cobertura, abrangência

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.