Várias emissoras de rádio, independente do ramo de atuação, tem servido de “bons exemplos” para diferentes emissoras em mercados distintos. As pesquisas de audiência apontam momentos positivos para praticamente todos os gêneros de atuação e públicos.
O crescimento considerável da Mix FM 106.3 de São Paulo na última pesquisa de audiência realizada pelo Instituto Ibope na capital confirma o bom momento vivido pelo segmento jovem no final do ano. Nos últimos meses, várias emissoras jovens de diferentes cidades brasileiras realizaram investimentos pesados e obtiveram retorno de audiência. O bom momento da Mix é repetido por algumas de suas afiliadas e também outras emissoras concorrentes que atuam voltadas ao público jovem.
Nas últimas pesquisas de audiência várias emissoras da Jovem Pan 2 apontaram crescimentos consideráveis em mercados importantes como Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Ribeirão Preto, Londrina, Maringá, entre outras praças, consolidando posições em seus mercados segundo as pesquisas do Instituto Ibope. A mesma tendência foi constatada na matriz da rede, que fechou o mês de novembro com crescimento em São Paulo.
Mesmo não crescendo na última pesquisa, rádios como Metropolitana FM 98.5 (colecionou índices positivos nas últimas pesquisas) e 89 FM 89.1 sempre estiveram um passo a frente de várias emissoras populares de peso da capital paulista, segurando posições importantes no chamado “top 10 do mercado FM paulistano”, fortalecendo o segmento.
Esse momento bate de frente com outra situação importante para o mercado de rádio nacional: as populares não estão em crise, pelo contrário, colecionam índices de audiência e faturamento expressivos em várias cidades. A Tupi FM lidera na capital paulista com uma marca invejável, a Transcontinental FM 104.7 subiu com facilidade em São Paulo e a Nativa coleciona topos de pesquisa em praças que a rede não possui mais de dois anos de operações, sem contar a reação da Band FM 96.1 e da 105 FM 105.1.
Outros resultados expressivos servem de exemplo para o mercado nacional. A liderança geral da Educadora FM 91.7 em Campinas, a inabalável FM O Dia FM 100.5 no Rio e a coleção de primeiros lugares promovida pelas emissoras que ostentam a marca Clube FM em Brasília, Recife, João Pessoa e Natal. Fora as emissoras adultas que também cresceram consideravelmente neste semestre, com destaque para as rádios Alpha FM 101.7 e JB FM 99.7.
No geral, os resultados das pesquisas demonstram que as emissoras que cresceram em audiência e também em faturamento foram aquelas que investiram nas áreas técnicas e artísticas. Nesse caso a prova do “dever de casa bem feito” acaba auxiliando todos os mercados de rádio, independente do segmento ou gênero de atuação.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: